Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

Funcionamento MAC USP a partir de 9/11

 



Atendendo ao Decreto Municipal  Nº 60.681, de 27 de outubro de 2021, a partir da próxima terça-feira, 9 de novembro, o MAC USP retoma o horário de abertura ao público anterior a pandemia - terça a domingo das 10 às 21 horas, sem a necessidade de agendamento prévio. A visitação permanece gratuita, com recomendação de distanciamento social e obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação contra a COVID-19 - pelo menos primeira dose, para os maiores de 12 anos de idade, nos termos do Decreto nº 60.488, de 27 de agosto de 2021.

 

Exposições em andamento:

MAC USP

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera

Terça a domingo das 10 às 21 horas

11 2648.0254

Entrada gratuita

 

VISÕES DA ARTE NO ACERVO DO MAC USP 1900-2000

27 SET 2016 - 24 JUL 2022

Imagens - https://tinyurl.com/y89m9tty  

A exposição ocupa os sétimo e sexto andares do edifício apresentando o século XX por meio do acervo reunido pelo MAC USP, com curadoria das docentes do Museu Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa. São cerca de 140 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Amedeo Modigliani, Flávio de Carvalho, Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Joan Miró, Anita Malfatti e muitos outros, além de situar as relações entre o MAC USP e a Bienal de São Paulo apresentando as obras premiadas que hoje pertencem ao acervo do Museu, de nomes como Max Bill e Di Cavalcanti, por exemplo. 

 

MUITO ALÉM DAS APARÊNCIAS: A IMAGEM CRÍTICA DE PEDRO MEYER

5 MAR 2020 – 13 FEV 2022

Imagens - https://tinyurl.com/u4qxjcj

Em 2008, quando comemorou 40 anos de atividade como fotógrafo, Pedro Meyer -  espanhol radicado no México - elaborou o projeto Heresias e realizou uma exposição no MAC USP com 40 trabalhos, doados ao Museu ao término da mostra. Em Muito Além das Aparências a curadora Helouise Costa selecionou 27 obras desse conjunto, mostrando a contundência crítica das imagens que incorporam a ficção para explicitar as contradições da contemporaneidade.

 

MEMORIAL DO DESENHO

29 JUN 2019 - 13 FEV 2022

Imagens - https://tinyurl.com/y5s2m32b

Mostra destaca as obras em papel do MAC USP, desde desenhos modernistas até obras atuais adquiridas recentemente, revelando os diversos recursos da linguagem e do suporte. Algumas obras propõem inovações técnicas ou incorporam materiais improváveis e instigantes, explorando as potencialidades, percursos e memórias que emergem do desenho. 

 

MAC NO SÉCULO XXI – A ERA DOS ARTISTAS

20 MAI 2017 - 30 DEZ 2021

Imagens - https://tinyurl.com/ybbqluau 

Exposição apresenta um conjunto expressivo de obras que entraram no acervo do MAC USP recentemente, doadas por galerias, pela iniciativa privada, através de leis de incentivo e, principalmente, pelos próprios artistas. São mais de 100 obras de artistas como João Loureiro, Sandra Cinto, Albano Afonso e Felipe Cama, entre muitos outros.

 

ZONA DA MATA

19 JUN 2021 - 1 MAI 2022

Imagens - https://tinyurl.com/zonadamata

Com curadoria conjunta assinada por Ana Magalhães e Marta Bogéa, do MAC, e por Cauê Alves, do MAM, a mostra adota o termo Zona da Mata como metáfora simbólica, não apenas no sentido da geografia física, lança luz às problemáticas latentes do Brasil atual e das relações entre cultura e natureza.  A exposição reúne obras de artistas como Claudia Andujar, Marcius Galan, Paulo Nazareth e Rodrigo Bueno, entre outros.

 

VIZINHOS DISTANTES: ARTE DA AMÉRICA LATINA NO ACERVO DO MAC USP

20 JUN 2015 - 30 DEZ 2021

Imagens - https://tinyurl.com/ycgdkfwv

Exposição apresenta os repertórios artísticos latino-americanos reunidos no acervo do MAC USP ao longo de sua história. A curadora Cristina Freire, docente do MAC USP, aborda a contingência heterogênea, híbrida, plural e mestiça desse Continente, que estimula um deslocamento do olhar do sul para o sul, nessa geografia crítica da arte.

 

PROJETOS PARA UM COTIDIANO MODERNO NO BRASIL: 1920-1960

21 AGO 2021 - 24 JUN 2022

Imagens - https://tinyurl.com/cotidianomoderno

A presença de artistas como Di Cavalcanti, Antonio Gomide e Flávio de Carvalho, entre outros, nas chamadas "artes aplicadas" no ambiente urbano paulistano no início do século 20.

 

CARMA IDEOLÓGICO: GRUPO EMPREZA

14 AGO - 12 DEZ 2021

Imagens - https://tinyurl.com/GrupoEmpreZa

Selecionada por edital no MAC USP, exposição apresenta pesquisas recentes na área da performance reunindo, pela primeira vez em São Paulo, trabalhos do coletivo Grupo EmpreZa

 

REGINA SILVEIRA: OUTROS PARADOXOS

28 AGO 2021 – 3 JUL 2022

Imagens - https://tinyurl.com/outrosparadoxos

Retrospectiva reúne cerca de 180 obras de Regina Silveira, uma das mais importantes artistas brasileiras de sua geração, reconhecida internacionalmente por sua trajetória como artista, pesquisadora e professora.


Abraço!




SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br

 

Comentários