Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

Apresentamos a equipe conceitual da 36ª Bienal de São Paulo

          36ª bienal       de  São Paulo Visualizar como  página web Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo e Itaú apresentam Conheça a equipe que levará a cabo a 36ª Bienal de São Paulo Da esquerda para a direita, Keyna Eleison, Anna Roberta Goetz, Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, Alya Sebti, Thiago de Paula Souza e Henriette Gallus, equipe conceitual da 36ª Bienal de São Paulo © Fundação Bienal de São Paulo Enquanto a 35ª Bienal segue seu ciclo de itinerância, a Fundação Bienal já se prepara para a próxima edição da mostra. A equipe conceitual, montada por  Bonaventure Soh Bejeng Ndikung , é composta pelos cocuradores  Alya Sebti ,  Anna Roberta Goetz  e  Thiago de Paula Souza , a cocuradora at large  Keyna Eleison  e a consultora de comunicação e estratégia  Henriette Gallus . Ainda neste ano, serão anunciados novos membros da e

MIS - DANÇA NO MIS



O projeto mensal Dança no MIS tem curadoria de Natalia Mallo, e apresenta performances site specific de coreógrafos consagrados seguidas de exibições de videodança. Em dezembro, a programação é dedicada ao flamenco, com a participação do bailarino cubano Miguel Alonso, precedida pela exibição do filme Bodas de sangue (Espanha/França, 1981, 72 min), de Carlos Saura, iniciando uma nova fase do projeto, na qual, além das sessões de videodança, haverá espaço para a dança pelo olhar de grandes cineastas e realizadores. 
Completa a programação a performance ao ar livre Fluxos em Preto & Branco, série de performances experimentais da Companhia Flutuante, que une dança e desenho pela potência do gesto e do acaso, onde os movimentos dos dançarinos são traçados sobre papel, deixando visíveis os rastros de suas ações. Dirigidos pela dançarina e artista visual Suiá Ferlauto, os intérpretes Alex Ratton, Letícia Sekito e Priscila Jorge vivenciam em tempo real diferentes proposições envolvendo variações de espaço, luz (Ligia Chaim), sonoridades (Sandra Ximenez - Projeto Axial) e figurino (Joana Porto).

Confira a programação do Dança no MIS de dezembro:
 
17h
Fluxos em Branco e preto com a Cia Flutuante
A Cia Flutuante apresenta a performance ao ar livre “Fluxos em Branco e preto”: uma parceria da Cia Flutuante (fundada por Leticia Sekito) com a artista plástica Suiá Ferlauto. A apresentação une dança e desenho, pela potência do gesto, com movimentos do corpo impressos com tinta sobre papel.

17h30
Bodas de Sangue (Carlos Saura, 72min, 1981, Espanha/França) – Auditório LABMIS
Baseado no livro homônimo de Federico Garcia Lorca, este filme de 1981, traz alguns grandes artistas da dança espanhola, com Antonio Gades e Cristina Hoyos no elenco, e é um verdadeiro tributo de Saura a uma grande paixão sua: a dança. Com belos momentos de pura dança, o filme trata de um amor impossível entre dois jovens apaixonados, selado por um trágico destino.
 
19h 
Performance site-specific de flamenco com Miguel Alonso
Miguel Alonso nasceu em Cuba e iniciou seus estudos no Centro Andaluz, onde aprendeu ballet clássico, escola bolera, clássico espanhol e flamenco. Aos 16 anos iniciou sua carreira profissional, atuando na Cia Aires e no Ballet Espanhol de Cuba, entre outros. Em São Paulo desde 2000, atua como bailarino, coreógrafo e professor. 
 
Sobre a curadora
Natalia Mallo se formou em música pelo Conservatório Nacional de Bellas Artes, em Buenos Aires e cursou Ciências da Comunicação na UBA (Universidad de Buenos Aires). No Brasil, realizou diversos cursos nas áreas de composição, harmonia, canto, instrumentos, engenharia de som e novas mídias. É performer, cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Tem produzido e lançado discos com diversos projetos (Trash Pour 4, gatoNegro, Sinamantes e trabalho solo), com os quais tem se apresentado em turnês no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Simultaneamente participa intensamente em projetos de artes cênicas, sobretudo dança contemporânea, compondo e executando trilhas sonoras originais gravadas e ao-vivo e também dirigindo e colaborando na concepção de espetáculos e performances. Também realiza trilhas sonoras para teatro, cinema, animação e desenho animado; e produz os albuns de outros artistas. Teve suas composições gravadas por diversos artistas e fazendo parte em seriados de TV, filmes e peças de teatro e dança. Atualmente pesquisa a intersecção de linguagens através da concepção de instalações e performances de live art. Também realiza projetos de áudio arte e tem participado 
em programas internacionais de residência artística. 

Comentários