Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUALARTV - Com “Um corpo só”, Cia Fragmento de Dança segue mostra de trabalhos no Kasulo

                                                                                                                                    foto 4 Leo Lin
Com “Um corpo só”, Cia Fragmento de Dança segue mostra de trabalhos no Kasulo

Em continuidade à mostra de trabalhos de repertório, inspirados na investigação de artistas, obras e conteúdos confessionais, a Cia Fragmento de Dança apresenta na semana de 17 a 20 de novembro, “Um corpo Só”, solo-depoimento em que Vanessa Macedo, diretora da companhia, retoma experiências significativas inscritas em seu corpo, fundindo passado e presente, num elo de negação, afeto e dor.Para o ingresso pede-se a contribuição de alimentos não perecíveis para doação.
De um novo jeito, experimenta a relação com os rigores da ginástica rítmica, a paixão pelo teatro, as aulas de piano, parte da infância vivida na França, isso tudo amalgamado à dança que lhe interessa hoje e habita suas criações: a fricção entre forma e sentido, a sedução por artistas e obras confessionais e a discussão do feminino. 
Do espaço de memórias desta sua “ficção autobiográfica” ou “dança depoimento”, como tenta definir Vanessa Macedosurge a descoberta de um corpo que contém todas as imposições sociais que aprisionam nossa natureza essencial. Personagem de si própria,  é criança, filha, mãe em sonhos que atravessam e são atravessados de vida real e ficção.
Para “Um corpo só”, Vanessa Macedo contou com a bailarina e coreógrafa Angela Nolf, a atriz Janaina Leite e Maitê Molnar, integrante da Cia Fragmento de Dança, como colaboradoras no processo de criação. A trilha sonora e a guitarra de Carlos André e o piano de Vanessa Macedo receberam assessoria musical de Murilo Emerenciano. Daíse Neves assinou o figurino e André Prado o projeto de luz.
Próximas temporadas
Mais dois trabalhos compõem a proposta que segue nessa linha de abordagem de processos artísticos autobiográficos. Nas semanas de 24/11 a 4/12,  é a vez de “Beije minha alma” (2008), criação coreográfica premiada no 12º Cultura Inglesa Festival (2008), que investiga a obra da artista plástica britânica Tracey Emin,   conhecida por criar a partir de experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração e culpa, para suscitar questões ligadas às relações humanas, preconceitos e moralismos da sociedade.
O último trabalho a ser revisitado (de 8 a 11/12), “Corpos Frágeis” (2010), discute o feminino, considerando fragilidade e força como paradoxos próprios da existência, a partir do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas”, de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que reúne a vida de nove mulheres – entre elas Frida Kahlo e Virginia Woolf – figuras expoentes de seu tempo, que desbravaram questões de gênero e enfrentaram condições específicas de seus corpos relacionadas a doenças, acidentes e vícios.
A ação faz parte do projeto “Atravessamentos”, contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento à Dança.
__________________________________________
Serviço: Cia Fragmento de Dança 
“Um Corpo Só”, de 17 a 20/11;
“Beije Minha Alma”,  de 24/11 a 4/12;
“Corpos Frágeis”, de 8 a 11/12;
(quintas, sextas e sábados, 21h; domingos, 19h)
Kasulo - Espaço de Cultura e Arte
(Rua Sousa Lima, 300, Barra Funda, São Paulo 36667238)
Entrada: alimentos não perecíveis para doação

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: maiores de 16 anos
__________________________________________
Sinopses das criações a serem apresentadas no Kasulo
Um Corpo Só (2015)
17 a 20/11

Ficção autobiográfica. Dança depoimento. Espaço de memórias. Na retomada de experiências significativas inscritas no corpo, passado e presente se fundem, num elo de negação, afeto e dor. Vanessa Macedo experimenta, de um novo jeito, a relação com os rigores da ginástica rítmica, a paixão pelo teatro, as aulas de piano. Isso tudo se mistura à dança que lhe interessa hoje, fricção entre forma-sentido, sedução por artistas e obras confessionais, discussão do feminino. Sonhos que atravessam e são atravessados de vida e ficção.

Beije Minha Alma (2008)
24/11 a 4/12

Trabalho premiado no 12º Cultura Inglesa Festival (2008) que investigou a obra da artista plástica britânica Tracey Emin, conhecida por criar a partir de experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração e culpa. Na criação coreográfica, busca-se discutir situações relacionadas às relações humanas, preconceitos e moralismos da sociedade. Ao espectador, é proposto o lugar de voyeur, observador e invasor de um ambiente íntimo e solitário.

Corpos Frágeis (2010)
8 a 11/12
Coloca em cena a poética do feminino enquanto potência sensível. A pesquisa partiu do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas”, de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que reúne a vida e obra de nove mulheres, dentre as quais destacamos Frida Kahlo e Virginia Woolf. Em comum entre elas está o fato de terem sido figuras expoentes de seu tempo, desbravando questões de gênero e enfrentado condições de seus corpos relacionadas a doenças, acidentes, vícios. Em “Corpos Frágeis” não há personagens ou traços específicos dessas mulheres, e sim o interesse em discutir o feminino, considerando fragilidade e força como paradoxos próprios da existência.
Ficha técnica
Coreografia e Direção Vanessa Macedo | Assistência de coreografia Maitê Molnar | 
Intérpretes Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Flavia Tiemi, Maitê Molnar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo | Colaboração artística Angela Nolf | Iluminação André Prado (Sandro Borelli – ‘Corpos Frágeis’) | Trilha sonora Gustavo Domingues  (‘Nuvens Insetos’ e ‘Corpos Frágeis’);  Carlos André e Vanessa Macedo, com colaboração de Murilo Emerenciano (‘Um Corpo Só’), Allen Ferraudo (‘Beije Minha Alma’) | Cenografia Nani Brisque (‘Beije minha alma’ e ‘Corpos Frágeis’) | Figurino Nani Brisque (pesquisa original de Beije Minha Alma e Corpos Frágeis), Daíse Neves (Um Corpo Só e releitura dos demais figurinos com colaboração da Cia. Fragmento) | Produção executiva  Margarida Sequeira Duarte

Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 |  964655686


Links:

Um Corpo Só

Beije minha alma

Corpos Frágeis

Imagens:


Imagem inline 1
 UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança -   foto Leo Lin

UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto 4 Leo Lin

UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto 5 Leo Lin

UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto 8 Leo Lin.jpg


Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 |  964655686


Comentários