Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - SESC CAMPO LIMPO - Relatório Programação maio/ 2015


 Serenata Literária - foto divulgação 


Relatório Programação
maio/ 2015 – emitido em 15/04 20h


EM CANTO E PROSA: Trabalho de artistas em que a narrativa dos textos é atravessada por canções afinadas com a temática do autor em questão.

Guimarães Rosa - O sertão na canção
Joana e Jean Garfunkel apresentam canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, permeadas por trechos da narração da obra. Usando essas duas linguagens de maneira conseqüente e cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo. O Sertão na Canção é uma viagem pelo sertão roseano através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural. Para uns, um convite e um estímulo para conhecer um mundo novo; para outros, a possibilidade e o privilégio de revisitá-lo. Este formato foi idealizado pela dupla com o projeto Canto Livro, de música e literatura, que consiste na apresentação de shows temáticos com principal enfoque em autores brasileiros ou de língua portuguesa, onde a narrativa dos textos é permeada por canções afinadas com a temática do autor em questão. Um projeto de sensibilização e incentivo à leitura, que visa atender a amantes da literatura, estudantes, educadores e leitores em geral.
Livre. Grátis.
15/05. Sexta, às 19h30.

VIRADO NO CORDEL: Programação especial pautada na cultura de cordel, que envolve literatura, xilogravura, gastronomia e a arte do repente.

Intervenção - Pé de Cordel
Instalação em que livretos de Cordel ficam disponíveis em galhos de árvores. Um personagem interpreta as histórias dos livrinhos, conta o que é Literatura de Cordel e porque privilegia a oralidade, convidando as pessoas a consultem os livrinhos e a lê-los ali mesmo.
Livre. Grátis.
16 a 31/05. Sábados, das 16h às 20h. Domingos, das 14h às 18h

Espetáculo: Serenata Literária
Para homenagear nossos tantos imigrantes nordestinos, as Marias tiram de suas malas músicas, poemas e contos que falam de saudades, memórias e recomeços. Poemas de Patativa do Assaré, Cora Coralina e Ariano Suassuna e músicas de Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré. Coma Cia. Teatral Casa de Marias. Participação do músico Victor Cappa.
Grátis. Livre
17/05. Domingo, às 16h

Bate-papo - Cordel e Educação - Uma Peleja de Todos Nós
Desde cedo, o cordel dialogou com a cultura “oficial”, possibilitando que seus poetas criassem e recriassem em versos bem medidos obras clássicas como Bernardo e Dona Genevra, originalmente uma novela do Decameron italiano, O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e Romeu e Julieta, de Shakespeare. São muitas as contribuições do cordel enquanto ferramenta pedagógica e dos cordelistas na manutenção da cultura oral e das tradições populares.
Não recomendado para menores de 12. Grátis.
26/05. Terça, das 13h30 às 17h30.

Oficina - Encontro com o Cordel
A oficina, ministrada pelo poeta, cordelista e pesquisador da cultura popular brasileira Marco Haurélio, contará um pouco da história da literatura do cordel e apresentará as muitas formas de se escrever um cordel, os temas mais frequentes e presença da poesia popular em outras manifestações culturais do país.
Não recomendado para menores de 12. Grátis.
13 e 14/05. Quarta e quinta, das 19h às 21h.

Sarau - Sarau dos Sertões – com Sarau do Binho
Sarau com foco na literatura nordestina, a literatura de Cordel e músicas nordestinas. Com a participação de poetas cordelistas, com declamações de poesias de autores nordestinos, músicas e danças típicas da região nordeste, como o baião, o xote e o côco. Com Sarau do Binho.
Livre. Grátis.
22/05. Sexta, às 19h.

Encontro - Feira de Cordel
Feira com a presença de cordelistas convidados a apresentar seus livretos, histórias e causos.
Livre. Grátis.
16 a 31/05. Sábados e domingos, das 18h às 20h.

VIAJE NA LEITURA: Disponibilização de livros com a característica de conter textos curtos e/ou de leitura rápida para o público, enquanto aguarda atendimento.

Aqui o curioso é bem vindo - Livros e guias de curiosidade
Recorte temático que propõe envolver o leitor em guias e textos que trazem uma verdadeira coletânea de curiosidades e suas explicações. A curiosidade ainda pode aguçar o querer saber e ampliar o conhecimento sobre muitos assuntos. 
Livre. Grátis.
Até 31/05. Terça a sábado, das 13h às 21h30. Domingos, das 11h às 19h30.


SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700

                                                                                          IMAGENS

 Jean e Joana Garfunkel -foto de Sergio Caddah

 Sarau do Binho - Foto Divulgação

Sarau do Binho - Foto João Claudio Sena

 Serenata Literária - foto divulgação 

 Costa Senna, foto de Diego Soares

Feira de Cirdel -Tin Tin Alves -arquivo pessoal




Informações à imprensa:

Sesc Campo Limpo
Juci Fernandes e Cristina Tobias
Tel: (11) 5510-2735 - imprensa@campolimpo.sescsp.org.br

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João pedro
Tel: (11) 2738-3209 / (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Comentários