Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - MAC " Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012 "

 Roger Ballen: Transfigurações,
 fotografias 1968-2012
imagens disponíveis em: http://1drv.ms/1BxYBob

Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012
Exposição apresenta 113 fotografias do artista norteamericano que reside na África do Sul, considerado um dos fotógrafos contemporâneos mais importantes de sua geração.

O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, a partir de 28 de março às 11 horas, a exposição Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012, reunindo uma seleção de 113 fotografias, todas em preto e branco, das oito séries criadas pelo artista que abarcam desde os trabalhos iniciais aos mais recentes. A retrospectiva, a primeira de Ballen na América Latina, encerra sua itinerância pelo Brasil no MAC USP depois ser vista por mais de 100 mil pessoas no Rio de Janeiro e em Curitiba. Para Daniella Géo, curadora da exposição, “ao refletir a evolução da obra do artista, essencialmente norteada pela busca por autoconhecimento, a exposição pretende oferecer uma jornada de transfigurações reais e simbólicas”.

Roger Ballen nasceu em Nova York em 1950 e pouco depois de completar trinta anos optou por viver na África do Sul. Seus primeiros trabalhos mostram o interesse pela fotografia de rua, buscando situações fortuitas, até sua primeira série temática em que mostrava o universo de meninos em diferentes culturas. Passou a documentar a arquitetura das áreas rurais e logo trocou as fachadas pelo interior das residências. O passo seguinte foi transferir seu foco para os próprios habitantes.

A principal transformação no trabalho de Ballen se deu a partir de 1995, quando deixou a fotografia documental para investir na criação de imagens híbridas, mesclando realidade e ficção. Suas fotografias mantiveram unicidade ao serem tanto associadas à estética do grotesco quanto impregnadas de surrealidade. A curadora Daniella Géo, doutora pela Sorbonne e co-curadora da 4eBiennale de Lubumbashi, Congo (2015), ressalta que as fotografias de Ballen “são costuradas pela escolha singular das pessoas, objetos e do espaço em que são fotografados, pela estranheza de gestos, pela relação entre os elementos que compõem a imagem, além de frequentemente evocarem uma proximidade entre humanidade e animalidade”.

A obra de Roger Ballen representa estados de espírito e o que nos é primitivo e podem ser compreendidas como comentários às dissonâncias da sociedade contemporânea. Em 1994, por exemplo, ano em que Nelson Mandela seria eleito presidente, Roger Ballen publicou a série Platteland em livro. Atraiu a ira dos setores conservadores da África do Sul chegando a ser preso diversas vezes e a sofrer ameaças de morte por seu trabalho.



Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012

Curadoria:                          Daniella Géo
Patrocínio­:                         Roger Ballen Foundation­ e Eiger Foundation
Apoio­:                                  George Eastman House 
Produção­:                          Patuá Produções Artísticas
Período:                              28 de março a 27 de setembro de 2015
Funcionamento               Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254                    
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br

Contato imprensa           11 2648.0299


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br


imprima com responsabilidade

Comentários