Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - GILVAN BARRETO - COSTURAS DE MORTE E VIDA


Gilvan Barreto Suturas



ARTE
Costuras de morte e vida
“Suturas”, nova exposição de Gilvan Barreto, estreia na quarta (28/10) na Casa de Cultura Laura Alvim; mostra tem curadoria de Eder Chiodetto e foi realizada pelo projeto Ponte Aérea, parceria entre o Estúdio Madalena e a Secretaria de Estado da Cultura

Fechar feridas, costurar emendas. Em “Suturas”, exposição que entra em cartaz na quarta-feira (28/10) na Casa de Cultura Laura Alvim (av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro), Gilvan Barreto apresenta trabalhos que abordam os ciclos da vida e da morte.
                                                                                                                   
A mostra é realizada no contexto do projeto Ponte Aérea, do Estúdio Madalena, tem curadoria de Eder Chiodetto e foi produzida pela Jaraguá Produções com incentivo do Funcultura. A nova exposição de Gilvan Barreto reforça nossa intenção de criar pontes. Queremos fazer a fotografia circular”, diz Iatã Cannabrava, realizador do Ponte Aérea.

“Suturas” traz 25 obras concebidas nos últimos quatro anos, entre fotografias, fotocolagens e desenhos que sugerem rupturas e tentativas de reconstrução. Corpos, imagens e memórias remontados, reunidos por costuras manuais. “Há uma linha vermelha que, simbolicamente, busca a cura. São fotografias e colagens que simbolizam um procedimento cirúrgico bruto. Uma anatomia irregular, assimétrica, possível”, explica Barreto. Um vídeo e uma escultura fincada na parede, no formato de chumbo de pesca gigante, completam a mostra.

De acordo com o curador Eder Chiodetto, as obras compõem uma constelação que tem como centro a fissura, o prenúncio da dor e a aceitação da falibilidade humana. Estão presentes elementos como a afirmação da afetividade, a poética da vulnerabilidade e o indivíduo como soma de seus antecedentes. “As imagens orbitam tais questões e, ao mesmo tempo, universalizam o que surge como história pessoal por meio de uma estética arrojada, visceral, por vezes violenta”, observa.

Sobre  o artista
Gilvan Barreto é pernambucano e mora no Rio há dez anos. Seu trabalho foca em questões políticas, sociais e na relação do homem com a natureza. Sua fotografia é influenciada pelo cinema e literatura. Em 2014, venceu o Prêmio Brasil de Fotografia, Prêmio Marc Ferrez (Funarte), Prêmio Conrado Wessel de Arte e fez parte do Rumos Itaú Cultural com o projeto Orquestra Brasileira de Fotografia. Tem três livros publicados: Sobremarinhos (independente, 2015), O Livro do Sol (Tempo D’Imagem 2013) e Moscouzinho (Tempo D’Imagem, 2012).
IMAGEM
Gilvan Barreto Suturas

Gilvan Barreto Suturas




SERVIÇO
Suturas – exposição do artista Gilvan Barreto
Onde: Casa de Cultura Laura Alvim (av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro)
Quando: 28/10  a 20/12
Abertura: 28/10 (quarta-feira) às 19h com apresentação de Eder Chiodetto
Visitação gratuita: terça a domingo, das 13h às 21h
Informações: (21) 2332-2016

ENTREVISTAS E IMAGENS:
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa/PR
imprensagilvanbarreto@gmail.com
(11) 3805-9413 e (11) 953839717


Comentários