Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - Caleidos Cia de Dança apresenta “Coreológicas Ludus”, um espetáculo de dança para toda a família












Caleidos Cia de Dança apresenta “Coreológicas Ludus”, um espetáculo de dança para toda a família
Concebido em 2009, o espetáculo interativo de dança contemporânea propõe cenas de participação e descoberta da dança. Cada apresentação é um convite diferente a todos os corpos para apreciar, dançar e experienciar a ludicidade da arte  

No próximo sábado (26) e domingo (27), o Caleidos Cia de Dança vai apresentar o espetáculo interativo “Coreológicas Ludus”, concebido em 2009, em diálogo com a Coreologia de Rudolf Laban. Este espetáculo interativo de dança contemporânea propõe cenas de participação e descoberta da dança. Cada apresentação é um convite diferente a todos os corpos para apreciar, dançar e experienciar a ludicidade da arte.

“Coreológicas Ludus” faz parte de uma programação de espetáculos de dança interativos criados pelo Caleidos para toda a família. A ideia é convidar para o palco as crianças e os pais ou avós para que todos participem juntos de um processo lúdico e criativo. 

“Em geral, nossos trabalhos não têm uma faixa etária determinada. Para nós é mais interessante quando a família inteira está junta no palco dançando. Então não se trata de uma arte “para” a criança, mas sim de uma arte “com” a criança, que inclui a criança junto com o pai, ou com a avó, ou com o irmão mais velho”, conta a diretora do Caleidos, Isabel Marques.

“Nosso trabalho aposta em criar a dança junto com a criança e, neste processo interativo, trabalhar o empoderamento do corpo infantil. Deixar a criança saber que ela pode criar, que ela pode participar e que ela tem voz. Acreditamos na capacidade da criança de refletir, de problematizar e de pensar e de ter suas próprias ideias e danças”, conta a diretora.

Os espetáculos interativos criam um diálogo com as crianças e com o público. As crianças são sempre convidadas e dançar com a companhia. O Caleidos já tem 23 trabalhos com pesquisa contínua com a interação, muito influenciada com as teorias do Paulo freire no sentido de criar um diálogo entre os artistas e o público, no caso, o público infanto-juvenil e seus familiares/adultos.

“Vemos a dança como uma possibilidade de leitura do mundo. Como eu enxergo o mundo, como eu penso o mundo e como crítico o mundo a partir da experiência de dança. Nossa proposta de dança é pensar o ser humano como um criador de dança e, portanto, um cocriador do mundo” conclui Isabel.

Seguindo esta filosofia de trabalho que combina dançar, conhecer, brincar e criar, o Caleidos também criou o curso “Dança Criança”, voltado para crianças e jovens de 7 a 12 anos. Quando a brincadeira vira dança? Na dança que brinca, que joga, que propõe encontros e formas de conhecer o corpo e a arte com diferentes modos de dançar.

“Este curso, ministrado pela professora Milena Bushatisky, formada pela USP e pelo Instituto Caleidos, é para meninos e meninas que querem dançar experienciando o corpo em movimento de forma lúdica e prazerosa, (re)conhecendo-se no mundo e nas relações sociais”, conclui Isabel.


SERVIÇO:
COREOLÓGICAS LUDUS – espetáculo interativo de dança para todos os corpos 
Direção: Isabel Marques e Fábio Brazil
Data: sábado, dia 26 de agosto, às 16h; e domingo, dia 27de agosto, às 11h
Local: Na sede do Instituto Caleidos
Endereço: Rua Mota Pais, 213, Lapa, São Paulo, SP
Classificação etária: LIVRE – para toda a família
Entrada promocional: R$10,00
Telefone: (11) 3021-4970

Mais informações:


Informações para a Imprensa – Instituto Caleidos
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários