Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - Em fevereiro, “Terça Aberta no Kasulo”



 Em fevereiro, “Terça Aberta no Kasulo” acontece
em duas semanas, com quatro solos

Imagem inline 1   
                                                                            “Dentro” – foto Vanessa Moraes
          
Solos de duas bailarinas-criadoras ocupam a primeira “Terça Aberta no Kasulo” do ano, no próximo dia 7 de fevereiro, às 20h: Maria Basulto, intérprete de "Devolve 2 horas da minha vida", espetáculo dirigido por Alex Soares, que ganhou o APCA/2016 (Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte), mostra "Dentro", trabalho que desenvolve em residência no Centro de Referência de Dança (CRDSP); e Rúbia Braga apresenta “Zona provisória”, cujo processo de pesquisa teve início junto ao Núcleo Artístico Vera Sala.
"Dentro" consiste na exposição do corpo-ansioso, movido por impulsos internos entregues a memórias e sensações irrequietas experienciadas. O corpo extrapola a compreensão do que é movimento e a voz se faz presente, do início ao fim, na tentativa de contar o percurso do ciclo de uma crise qualquer. Maria Basulto conta com os músicos Pedro Destro e Thomaz Souza na composição da trilha original, e com a colaboração artística de Aline Brasil.
Levado na sequência, “Zona provisória” se dá a partir da percepção de impermanência do corpo em constante estado de passagem. O trabalho trata do que Rúbia Braga chama de “corpo impossível”, que, no exato instante em que é, deixa de ser, que habita o presente do passado – o infactível tempo presente -, cujo próximo passo, carregando apenas fissuras e silêncios gravados nos ossos, é sempre o abismo.
Depois das apresentações, que não devem durar mais de 60 minutos no total, começa a roda de conversa, acompanhada de comes e bebes, sem hora marcada para terminar. A “Terça Aberta no Kasulo” tem entrada gratuita.
Próxima semana
Excepcionalmente em fevereiro, o encontro para partilha, debate e difusão de trabalhos de dança e teatro, que se propõe mensal, acontece em duas semanas consecutivas. No dia 14, a “Terça Aberta” apresenta criações de dois bailarinos: “Dogmado”, de Vinícius Francês, diretor da Cia Com-tato; e “Mimo”, do bailarino, coreógrafo e cineasta José Artur Campos, desenvolvida e apresentada na cidade do Porto, em Portugal.
“Dogmado”, neologismo para a mistura do substantivo dogma e do adjetivo domado, é um estudo coreo-performático, que surge do encontro entre espaço, luz e um trabalho físico de contenções e ímpetos, em ambientes limitados pela composição do público. Trata de solidão, do não-saber-onde e de silêncios que se fazem preces. Em “Dogmado”, Vinícius Francês conta com a colaboração artística de Ivan Bernadelli, diretor da Dual Cena Contemporânea, e da vídeoartista Juliana Merengue.
A partir da história de um personagem que nasceu dentro de um container num porto, desenvolvendo o movimento e a noção de vida entre ferragens, gaivotas e barcos, e um posterior incontrolável desejo de deslocamento, “Mimo” questiona as cidades e seus espaços livres, e expande esta reflexão para o possível nascimento  de novas formas de relacionamentos intrapessoais e diferentes percepções de afeto, num mundo regulado pelo isolamento. José Artur Campos divide a dramaturgia com Clayton Santos Guimarães; Diogo Campo Grande responde pelo desenho de som, e Gisa Évora assina o figurino e o desenho de make-up.
“Terça Aberta no Kasulo” integra o projeto “Atravessamentos”, proposta da Cia Fragmento de Dança contemplada pelo Programa de Fomento à Dança. A entrada é gratuita.
Imagens
Dogmado-Vinicius Francês-foto Jorge Etecheber

Mimo-José Artur Ramos-Foto Rui Pinheiro

Zona provisória-Rúbia Braga

_______________________

Serviço: “Terça Aberta no Kasulo”, proposta da Cia Fragmento de Dança, dirigida por Vanessa Macedo.
Dia 7/2, terça-feira, às 20h
“Dentro”, de Maria Basulto;. “Zona provisória”, de Rúbia Braga
Dia 14/2, terça-feira, às 20h
“Dogmado”, de Vinícius Francês; “Mimo”, de José Artur Campos
Kasulo - Espaço de Cultura e Arte 
(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha –
Tel: 11 3666 7238).
Capacidade: 40 lugares
Ingressos: Grátis (retirada a partir das 19h; reservas pelo e-mail 
ingressociafragmento@gmail.com , com retirada até 19h40)

Informações complementares:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Comentários