Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV -Caleidos apresenta “Mairto” até 20 de fevereiro na SP Escola de Teatro





Caleidos apresenta “Mairto” até 20 de fevereiro na SP Escola de Teatro
O Espetáculo “Mairto” nasceu a partir da leitura de uma notícia de jornal sobre o assassinato de um homossexual em São Paulo. A notícia se desdobrou em cenas de dança que remetem aos eventos de boxe e MMA e propõe uma reflexão sobre a violência contra homoafetivos na cultura do macho.


O Caleidos cia. de Dança apresenta, até 20 de fevereiro, na SP Escola de Teatro, no centro de São Paulo, a remontagem do espetáculo “Mairto”, que discute, por meio da dança e da poesia, a violência contra homoafetivos na cultura do macho.

Concebido em 2015, o espetáculo “Mairto” nasceu a partir da leitura de uma notícia de jornal sobre o assassinato de um homossexual. A notícia se desdobrou em cenas de dança que remetem aos eventos de boxe e MMA. As cenas, divididas como se fossem rounds de uma luta, são jogos dança que dialogam com a poesia propondo diversas leituras e interpretações do crime.

"Mairto” é o primeiro resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia durante todo o ano de 2014. O foco de Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças.

“Sobretudo, o objeto da violência na cultura do macho são os afetos, a sensibilidade, a compaixão e os sentimentos de solidariedade. Os portadores desses afetos são as vítimas - mulheres, crianças, homoafetivos, homens menos agressivos - mas a cultura do macho se projeta especificamente contra os afetos, são eles que ofendem o verdadeiro e perigoso macho” – explica o poeta Fábio Brazil que assina a dramaturgia do espetáculo.

A partir da leitura da notícia, foram construídos os poemas que são declamados durante as cenas. “Não seria nem possível, nem desejável mergulhar nessa dramaturgia a partir de uma perspectiva narrativa, para isso já temos a notícia do jornal. Foi preciso pensar nas relações entre os algozes e a vítima, entender os jogos de poder ali estabelecidos e transformá-los em jogos de dança, jogos baseados na linguagem da dança; daí nasceu a dança que se vê em cena”, relata Isabel Marques, que assina a direção de “Mairto”.

Como em outros espetáculos do Caleidos Cia de Dança, “Mairto” se instala na interface entre a poesia e a dança. Poemas são declamados ao vivo, dialogando com a música e as cenas de dança que se constroem ao vivo a partir dos jogos de improvisação. A encenação geral remete às lutas esportivas - boxe e MMA - aos eventos que fazem da violência um entretenimento e um esporte.

“Foi uma escolha focada na plasticidade, dramaticidade e corporeidade envolvidas nesses eventos, além disso, a relação deles com a cultura do macho é inequívoca, e isso pode convidar o público a participar e refletir sobre a questão da violência contra os afetos na cultura do macho” explica Isabel Marques. Este espetáculo foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013 e é remontado com o 18º Programa de Fomento a Dança para a cidade de São Paulo 2015..

Sobre o Caleidos Cia. de Dança – O Caleidos nasceu como um grupo de pesquisa vinculado a uma companhia de dança, ambos criados por Isabel Marques em 1996, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Desde a sua criação, os objetivos do Caleidos Cia. de Dança mantiveram-se inalterados: abrigar e desenvolver as atividades de iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação em arte em suas interfaces com a educação por meio de atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), docentes (cursos, workshops, eventos) e de pesquisa (seminários, encontros, publicações).  O Caleidos Cia instala-se na interface entre a arte e a educação. Despregando-se dos estigmas convencionais postulados ingenuamente por artistas e professores tradicionais de que arte e educação são campos distintos, a cia. de dança desenvolve espetáculos comprometidos com o diálogo e a reflexão com o público – valor da educação – e ao mesmo tempo comprometidos com a interação e pesquisa da linguagem da dança – valor da arte. Em 2001, com a entrada de Fábio Brazil na companhia, as atividades de pesquisa, criação e docência do Caleidos expandiram-se também para as interfaces entre dança e poesia. Desde a sua fundação, o Caleidos Cia. criou projetos e espetáculos que, no conjunto, refletem a face híbrida da cia de dança: arte e educação dialogam com a finalidade de que a arte não seja escolarizada e de que o ensino de dança não perca sua potência artística. Desde 2011, o Caleidos Cia. de Dança tem sua sede própria de ensaios e apresentações no Instituto Caleidos, na Lapa, zona oeste da capital.

IMAGENS:


foto  - MAIRTO - Fábio Brazil

foto - MAIRTO - Fábio Brazil


foto - MAIRTO - Fábio Brazil

 foto - MAIRTO - Fábio Brazil

foto - MAIRTO - Fábio Brazil 


foto - MAIRTO - Fábio Brazil 

SERVIÇO:
Espetáculo “Mairto”

Caleidos Cia. de Dança
Apresentações dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2016, sábado (18) às 21h, domingo (19) às 19h, e segunda-feira (20), às 20h.
Na SP Escola de Teatro, à Pça. Roosevelt, 210.
Entrada: R$ 20,00 a inteira (Meia entrada para classe artística, estudantes e idosos)
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 70 lugares
Telefone: (11) 3775-8600

FICHA TÉCNICA
Caleidos Cia de Dança
Direção: Isabel Marques
Codireção e dramaturgia: Fábio Brazil
Elenco: Nigel Anderson, Felipe Lwe, Jaílson Rodrigues, Renata Balma e Kátia Oyama
Música: Nigel Anderson e Fábio Brazil
Poemas e declamação: Fábio Brazil
Preparo corporal: Ana Paula Mastrodi
Iluminação: Rafael Lemos
Produção: Mobilis Ltda – ME



Mais informações



Informações para a Imprensa – Caleidos Cia. de Dança:
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários