Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

LOUCO TAMBÉM É GENTE - POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS







No dia 18 de Janeiro de 2016 novamente nos manifestaremos pela imediata revogação da nomeação do novo coordenador da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Valencius Wurch. E dessa vez será maior!! Todos juntos, no vão livre do MASP às 13:00.
Não tem arrego! Nosso movimento está forte e temos que sustentá-lo!

Por uma sociedade sem manicômios!

Em defesa da Reforma Psiquiátrica!

Fora Valencius!

Todo apoio à ocupação da sala da coordenação no MS! Pela saída imediata de Valencius Wurch!
Próxima reunião extraordinária da Frente Estadual Antimanicomial para organização deste ato e de próximas ações: dia 11/01/2016 às 19:30 na sede do CRP.

Segue carta tirada em Reunião Ampliada da Frente Estadual Antimanicomial, com a militância presente:
Manicômio Nunca Mais! Por uma Democracia Antimanicomial!!!
Hoje dia 14 de dezembro de 2015 vai ser marcado como o dia que se confirmou o maior retrocesso e ataque à Reforma Psiquiátrica Antimanicomial das últimas décadas! Foi nomeado como Coordenador Nacional de Saúde Mental Álcool e outras Drogas, o ex Diretor do que já foi o maior Manicômio Privado da América Latina (A Clinica Dr. Eiras, Paracambi). Fato que cria mais uma marca em um período de grandes retrocessos nos Direitos Humanos e no SUS em uma sociedade que historicamente já explora, exclui e encarcera seus cidadãos por ser pautada por uma agenda conservadora que estimula e promove o preconceito e o fascismo.
A Organização Panamericana de Saúde, desde a Declaração de Caracas, em 1990, propõe que a reestruturação da atenção em saúde mental implique na revisão crítica do papel hegemônico e centralizador do hospital psiquiátrico na prestação de serviços. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a progressiva substituição dos manicômios por uma gama de serviços territorializados e articulados em rede.
O Manicômio é a expressão de uma estrutura presente nos diversos mecanismos de opressão desse tipo de sociedade. A opressão nas fábricas, nas Instituições de adolescentes, nos Cárceres, a Discriminação Contra Negros, Homossexuais, Índios, Mulheres. Lutar pelos Direitos de Cidadania dos Usuários de Serviços de Saúde Mental significa incorporar-se à Luta de Todos (as) os(as) Trabalhadores (as) por seus Direitos à Saúde, Justiça e melhores condições de Vida!!! (Carta de Bauru, 1987, adaptada).
A Luta Antimanicomial integra-se à Luta por uma sociedade, Democrática, Inclusiva, Igualitária e que Respeite a diversidade e as Diferenças! Consideramos que não é possível existir Democracia sem Liberdade e sem Equidade!
No Brasil, temos um longo histórico de lutas e conquistas, pela Reforma psiquiátrica Antimanicomial, que culminaram com as asseguradas pela lei 10.216/2001, pelas portarias subsequentes do Ministério da Saúde e com as deliberações (2012-2015) das Conferências de Saúde e Saúde Mental Intersetorial (2010), que vêm determinando a progressiva desinstitucionalização e desospitalização das pessoas em sofrimento psíquico, substituindo os manicômios por uma rede de serviços comunitários de saúde mental, tais como: Centros de Atenção Psicossocial, Serviços Residenciais Terapêuticos, Pensões Protegidas, Cooperativas de Trabalho, Oficinas de Geração de Renda, Centros de Convivência e Cooperativa e ações de saúde mental na Atenção Básica entre outros, além da criação de leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais. Todos estes dispositivos seguem a lógica da descentralização e da territorialização do atendimento em saúde, previstos na Lei Federal que institui o SUS (lei 8080/1990).
Assumindo nosso compromisso Antimanicomial de defesa da Democracia e de um projeto de Sociedade Inclusiva e equânime e assumindo o SUS como Política essencial para a garantia dos Direitos de todo o cidadão, reivindicamos que a Casa Civil e a Presidenta Dilma revertam essa indicação e dêem continuidade à atual Política de Saúde Mental Álcool e outras Drogas que foi conquistada com suor e sangue de Usuários, Familiares, Trabalhadores e Gestores da Rede de Atenção Psicossocial e Militantes da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.
Nem Um passo atrás!!! Manicômios Nunca Mais!!!
Por uma Democracia Antimanicomial!!
Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo e militantes presentes

Comentários