Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

NOVELAS DA GLOBO - HOMENAGEM DOS CARTUNISTAS BRASILEIROS

        

       



MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA 
RECEBE EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM 
ÀS NOVELAS DA GLOBO



São desenhos de cartunistas brasileiros que lembram atores, atrizes e personagens de novelas

Nos 50 anos da TV Globo, cartunistas de todo o Brasil homenageiam com caricaturas e cartuns, atores, diretores, personagens e títulos de novelas. O Memorial da América Latina recebe a exposição com mais de 90 desenhos, em que é possível relembrar momentos épicos da televisão, com reproduções de grandes astros e estrelas como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tarcísio Meira, Glória Menezes, entre outros. A mostra começa no dia 27 de novembro e fica por um mês na Galeria Marta Traba, do Memorial, com entrada gratuita. Na abertura da exposição o artista plástico Wilson Iguti fará uma escultura de caricatura ao vivo de um astro de novelas.

Personagens como Sinhozinho Malta, Escrava Isaura e Odorico Paraguaçu também são lembrados. É a história das novelas vista pelos traços dos maiores cartunistas brasileiros. "A caricatura é a arte mais popular que existe. São estilos diferentes que se encontram para agradar a um público que vai do neto ao avô. Uma festa para a família se divertir e se informar da história dessa arte de representar a sociedade que é a novela", afirma o jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL), curador da mostra.

“As novelas são parte da nossa cultura popular e peça importante para a nossa dramaturgia. Tantos romances, dramas que fazem o público ficar vidrado na frente da televisão. É muito interessante vê-las, de certa forma, recriadas em outra arte, em caricaturas, que ressaltam características tão peculiares de atores, atrizes e personagens, que nos faz relembrar momentos emocionantes e tornam as novelas ainda mais inesquecíveis”, completa João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina.

Alguns desenhistas que estarão na exposição com suas obras: Abel Costa; Alecrim; Alexandre Santos; Alpino, Amarildo; Amorim; Andre HQ; Ariel; Baptistão; Benjamim Cafalli; Biratan Porto; Bruno Comotti; Bruno Honda; Cassio Manga; Da Costa; Danilo Marques; Dela Corte; Dino Alves; Eder Santos Edson Guedes; Elihu; Evandro Carlos Olante; Fernandes; Ferreth; Fraga; Glen Batoca; Gustavo G; Izânio Façanha; Jal; J Bosco; Jota; Júnior Lopes; Kaltoé, Lézio Jr.; Marcelo Graphis; Marcos Venceslau; Mauro Miranda; Moisés; Mônica Fucshuber; Natália Forcat; Nei Lima; Osvaldo Pavanelli; Paffaro; Rafel Grande; Roberval Salles; Roberto Kroll; Rogério Soud; Sergio Gomes; Thyago Bastos, Ulisses; Verônica Saiki; Wal Alves; Waldez; Walter Toscano; William Medeiros; Wilson Caldana; e Wilson Iguti.


O Memorial da América Latina

Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

Projetado e implantado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina está instalado perto do centro de São Paulo, no bairro da Barra Funda. O projeto cultural foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que propôs um papel importante ao Memorial: desenvolver no Brasil a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina.


Serviço:

EXPOSIÇÃO: NOVELAS DA GLOBO - HOMENAGEM DOS CARTUNISTAS BRASILEIROS



Data: de 27/11/15 a 27/12/15

Horários: De segunda-feira à sexta-feira das 09h às 18h / Sábado e domingo das 09h às 20h

Local: Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
 (ao lado da Estação Barra Funda)
Entrada gratuita
Faixa etária: livre
Visita monitorada: Não
Ar condicionado: Sim
Acesso para deficientes: Sim
Área para fumantes: Sim
Wifi: Sim
Estacionamento: Sim (Portão 4 - R$ 20,00/período)

Assessoria de Imprensa


Memorial da América Latina

Flávia Gatti / Daniel Pereira

(11) 3823 4644/4782

Associação dos Cartunistas do Brasil
Bete Faria Nicastro - bete@waycomunicacoes.com.br
Tel.: (11) 3862-1586 / 3862-0483 / 99659-2111


ACESSE OS LINKS:



Comentários