Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - MEMORIAL - LA ENCOMIENDA: EXPOSIÇÃO APRESENTA NOVA FOTOGRAFIA PERUANA



VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
LA ENCOMIENDA: EXPOSIÇÃO APRESENTA NOVA FOTOGRAFIA PERUANA




A Fundação Memorial da América Latina recebe a exposição La Encomienda nos dias 29 de janeiro a 23 de fevereiro de 2015. Sob a curadoria do chileno Ernesto Muñoz, doze artistas plásticos peruanos contemporâneos expõem na Galeria Marta Traba sua “mirada crítica dos conceitos de história, identidade e território do Peru”.
Participam os fotógrafos Aisha Ascóniga, Luis Martín Bogdanovich, Sergio Fernández, Nicole Franchi Christian Fuchs, Fernando Gutiérrez “Huanchaco”, Felipe Llona, José Carlos Orrillo, Fernando Otero, Cecilia Paredes, Macarena Rojas e Hans Stoll.

O ponto comum dessa mostra coletiva é a fotografia. Todos os artistas recorrem à arquitetura da luz para armar uma estratégia plástica contemporânea. Dessa plataforma saltam para o geométrico, composições abstratas que dialogam com elementos urbanos, com o estranhamento presente no cotidiano. O resultado é um vai e vem entre o conhecido, o novo e o estranho.
De diferentes pontos de vista, os artistas se aproximam do registro, composição e construção de uma realidade multicultural, como é a América Latina.

Trabalham a hibridação como diagnóstico e hipóteses curatorial. A cidade é uma das principais interrogantes da obra de vários dos artistas peruanos da plataforma La Encomienda. É nela que identidades díspares se conciliam e onde as contradições se expõem: desigualdades estruturais convivendo com a cultura de elite e com o imaginário popular.

Antes de chegar ao Brasil, La Encomienda percorreu um circuito latino-americano que começou na Klaus Steinmetz Contemporary Art (San José de Costa Rica, 2012), foi no mesmo ano para a ArtBo (Bogotá) e a Scope Art, (Miami). No ano seguinte, veio a seu país, na ArtLima   (Lima, Perú) e no ano passado esteve no Museo Nacional de Bellas Artes de Santiago do Chile.

Serviço:
La Encomienda – exposição coletiva de fotógrafos peruanos, de 29/1 a 23/2/2015
Curador: Ernesto Munõz/Diretor: Sérgio Fernández
De terça a domingo, das 9 às 18h                                     
Memorial da América Latina: av. Auro de Moura Andrade, 664 (Metrô Barra Funda)
Entrada Franca

Comunicação Social: memorialcomunica@gmail.com
Tel. 11 3823-4644/4605

Comentários