Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL-ARTV - CCJ -CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO MAIO 2014

CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

PROGRAMAÇÃO | MAIO/2014


O Centro Cultural da Juventude – CCJ, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo, e proporciona a transversalidade das diversas temáticas relativas à vivência da condição juvenil por meio da cultura, buscando o empoderamento e protagonismo da juventude a partir de uma programação cultural diversificada, tendo o jovem não somente como espectador, mas como sujeito promotor, organizador e realizador dos Programas e Projetos realizados tanto no espaço como difundidos pela cidade.


Visite nosso site ccj.art.br


ESPECIAL DRAG CONTEST 2014

A 7ª Edição do CCJ Drag Contest, o concurso mais purpurinado da cidade, será realizado no dia 31 de maio, a partir das 19h. O objetivo é divulgar a arte drag e incentivar novos talentos que desejam seguir essa carreira. Quem apresenta o concurso este ano é Léo Aquila, maior artista performático do Brasil. Neste ano, além do concurso haverá shows com convidadas especiais!
DJ: Sull Gomez.​
Para participar do concurso é necessário aceitar o regulamento e preencher um formulário de inscrição. Os menores de 18 anos também devem apresentar uma carta de autorização de um responsável. Baixe o regulamento, a ficha de inscrição e o modelo da carta de autorização para menores de 18 anos.
Não recomendado para menores de 16 anos. 15 vagas. Inscrições de 29/04 a 16/05, na recepção do CCJ ou online emwww.inscricoes.ccj.art.br Se necessário, haverá seleção.
Todos os inscritos deverão participar de pelo menos uma das atividades preparatórias que ocorrerão nos dias 24 e 25 de maio.

 ​
Dia 31/05, sábado, 19h. Arena.
Não recomendado para menores de 16 anos. 500 lugares. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
EDDIE
Comemorando os 25 anos de carreira, a banda Eddie traz um show especial fervendo seu caldeirão sonoro de punk rock, surf music, reggae, frevo e samba, a Eddie com seu balanço particularíssimo vem fundindo ritmos, criando novas ambiências e quebrando os paradigmas. Música orgânica, que não segue padrões de exatidão, a banda pernambucana olindense é uma legítima representante da música popular urbana que se faz hoje no Brasil.
Seguindo na estrada com Fábio Trummer (guitarra & voz), Urêa (percussão & voz), Andret (trompetes, teclados & samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo).

Dia 8/05, quinta, 20h. Área de Convivência.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

MADEMOISELLE LULU MONAMOUR
Natural de Goiânia, a rapper Mademoiselle Lulu Monamour  se intitula como a primeira rapper gay brasileira. Mademoiselle compõe suas próprias rimas e diz ter facilidade e disposição melhor para compor os versos que são denominados dentro do movimento hip hop por diss tracks (faixas de confronto e ataque contra outros rappers).
Sua primeira mixtape intitulada “Madame do Povo” foi lançada em 2012, mesmo ano em que realizou a abertura do show da banda Uó em um dos eventos mais populares da música goiana, o festival "Grito Rock".
Com participações de Xerxes, Manu Vidal (Liberdade e Revolução) e Natt MC.

Dia 30/05, sexta, 20h. Área de Convivência.

Livre para todas as idades. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

TEATRO

ROMEU E JULIETA
William Shakespeare nasceu no dia 23 abril de 1564. Este ano, é comemorado os 450 anos de um dos autores mais célebres do Planeta.
Romeu e Julieta, peça, montada, remontada, assistida e festejada muitas vezes nos últimos séculos, aborda a questão de gênero levantada pelo poeta na obra original.
Abordando elementos que remetem, de forma refinada e inteligente, a um polêmico debate sobre sexualidade. Menções subliminares ao homoerotismo estão no texto original e ficam claras, por exemplo, quando o grupo de amigos de Romeu faz trocadilhos sexuais a respeito do amor entre homens. Na época mulheres eram proibidas de trabalhar e homens interpretavam personagens femininos. Logo, o beijo entre Romeu e Julieta, no palco, era encenado por dois homens. Paixão e intolerância, portanto, estão no foco da nova montagem, que surpreende ao resgatar elementos cênicos típicos do teatro elisabetano.
Espetáculo financiado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) do Estado de São Paulo.
Dias 10 e 25/05, sábado, 20h, domingo, 18h. Área de Convivência.
Não é necessário retirar ingresso.


                                                                  ENCONTROS E REFLEXÕES
TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro retoma suas atividades no CCJ para promover no mês de Maio quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: Identidade negra e formas de resistência no Brasil.

Dia 06/05 | FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL
Com Marcio Farias.

Dia 13/05 | DE QUE ABOLIÇÃO ESTAMOS FALANDO?
Com Billy Malachias.

Dia 20/05 | IDENTIDADE
Com Cia Os Crespos.

Dia 27/05 | REVOLTAS ESCRAVAS
Com Zakarias Zubeid.

Dias 6, 13, 20 e 27/05, terças, 19h. Biblioteca
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.​

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR
O CCJ participa do Circuito da “Semana Mundial do Brincar”. Para agitar essa semana haverá uma programação bastante animada com brincadeiras, livros, histórias e autores:
Dias 27, 28, 29 e 30: Brincadeiras na Convivência do CCJ – das 11h às 12h e das 14h às 15h

Dia 27: Haverá um encontro poético entre livros, crianças e a escritora Anna Claudia Ramos.

Anna Claudia Ramos é carioca, escritora, formada em Letras (Português/Literatura) pela PUC/RJ e mestra em Ciência da Literatura pela UFRJ, tendo defendido a dissertação A estética do imaginário, em 2005, publicada em 2006 como Nos bastidores do imaginário: criação e Literatura Infantil e Juvenil, pela Editora DCL. Viaja mundo afora dando palestras, cursos e oficinas sobre sua experiência com leitura e como escritora e especialista em literatura infantil e juvenil.  

Dias 27, 28, 29 e 30/05, terça, quarta, quinta e sexta, das 11h às 12h e das 14h às 15h. 


CURSOS E OFICINAS
OFICINAS LITERÁRIAS COM A TEMÁTICA LGBT
Em maio, teremos uma série de oficinas literárias com a temática LGBT. Nas oficinas são apresentados alguns fundamentos técnicos para o desenvolvimento de obras em estilos lírico (poesia, dia 20), narrativo (contos, dia 21 e crônicas, dia 22) e dramático (roteiro para peças de teatro, dia 23). Com Coletivo Literatura Travessa.

Dias 20, 21, 22 e 23/05, terça, quarta, quinta e sexta, das 18h às 21h. Ateliê.

Não recomendado para menores de 16 anos. 20 vagas por turma. Inscrições na recepção do CCJ e online emwww.inscricoes.ccj.art.br a partir do dia 6 de maio.


OFICINA DE ENQUADRAMENTO E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Com Melissa Szymanski.
A oficina tem como objetivo a introdução dos participantes às regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, terão contato com conceitos de grande importância para o desenvolvimento da linguagem audiovisual, tais como a influencia do ponto de vista para a construção de um efeito visual e o rompimento de paradigmas fotográficos. Os participantes poderão treinar durante a oficina os conceitos apresentados a partir do uso de câmeras digitais ou analógicas. Parceria com o Pontos MIS.
Dia 30/05, sexta, 13h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 16 anos. 240 minutos. 20 vagas. Inscrição na recepção e online emwww.inscricoes.ccj.art.br, a partir de 6/05, por ordem de chegada.


​ESPECIAL

AGITO CULTURAL DA ZONA NORTE

O CCJ - Centro Cultural da Juventude participa do Agito Cultural da Zona Norte, nos dias 31/05 e 1/06, com a seguinte programação:


EXPOSIÇÃO: SEDUÇÃO E CORES
A Exposição Sedução e Cores de Roberto Carlos Alves é a união de 2 exposições. A “Sedução” mostra detalhes do corpo humano e suas peças de roupas e acessórios, que fazem parte da criatividade e imaginação do tema, enquanto a Exposição “Cores” são registros de eventos de graffiti e culturais onde detalhes que normalmente passam desapercebidos, como respingos de tinta nas mãos, os dedos que tocam um instrumento entre outros detalhes do cotidiano de um evento.
Dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, das 10 às 18h. CCJ.
Livre parar todos os públicos.

Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br
Site: ccj.art.br




Centro Cultural da Juventude
Programação de Maio
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br
Dia 11/05 – Fechado, Dia das Mães
ARTE DA CAPA
Isaura Ogawa é ilustradora infantil e bacharel em artes visuais, atualmente residente em São Paulo. Busca sua poética por meio do velho método de ''tentativa e erro'' (interessada justamente em sua ineficácia), utilizando técnicas através do meio digital, lápis, aquarela, colagem e caneta esferográfica.
Na arte de capa de maio, trabalhou a diversidade sexual através dos signos do código de barras e das cores do arco-íris, sem representar a temática como se fosse uma festa ou um conflito, fugindo de personagens estereotipados por padrões de consumo. Cada personagem traz sua singularidade estampada na testa, e olha para os lados como que se desviasse ou procurasse por algo.
A ideia é sempre se colocar num lugar e registrar as impressões resultantes do frágil convívio com as coisas do entorno; o momento neutro que precede a festa ou o conflito.
Blog: floracida.blogspot.com | Portfólio de ilustração: www.isauraogawa.wix.com/isamess

ESPECIAL DRAG CONTEST 2014
INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO
Participe da 7ª edição do concurso mais purpurinado de SP! Para participar do concurso é necessário aceitar o regulamento e preencher um formulário de inscrição. Os menores de 18 anos também devem apresentar uma carta de autorização de um responsável. Baixe o regulamento, a ficha de inscrição e o modelo da carta de autorização para menores de 18 anos.
Não recomendado para menores de 16 anos. 15 vagas. Inscrições de 29/04 a 16/05, na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br. Se necessário, haverá seleção.
Todos os inscritos deverão participar de pelo menos uma das atividades preparatórias que ocorrerão nos dias 24 e 25 de maio. Veja a programação a seguir!

PRÉVIAS – CCJ DRAG CONTEST 2014

PALESTRAS e OFICINAS
OFICINA DE INTERPRETAÇÃO - Guilherme de Almeida
Guilherme de Almeida é bailarino profissional, coreógrafo, comunicólogo, artista, orientador e educador corporal. Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Ballet Clássico.
Oficina interativa vai mostrar comportamento, postura de palco e tudo mais que você precisa saber para fazer uma bela apresentação (vir com roupa de ginástica para as atividades).
Dia 24/05, sábado, 19h. Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 16 anos. 120 minutos. Não é necessário inscrição.

OUVI DIZER - Dr. Pedro Sammarco
Graduado pela Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). É doutorando em Psicologia Social e mestre em Gerontologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  
Em 2013 lançou o livro "Travestis Envelhecem?" pela editora Annablume. Uma ótima oportunidade de você perguntar tudo o que quer saber sobre saúde e  sexualidade de uma forma descontraída e divertida.
Dia 25/05, domingo, 15h. Foyer.
Não recomendado para menores de 16 anos. 90 minutos. Não é necessário inscrição.

NA INTIMIDADE - Com Marcia Pantera
Márcia Pantera, negra, alta e de corpo atlético, desenhado pelas partidas de vôlei. Inspirada na moda, performances e dublagens, hoje com 41 anos, tornou-se musa de Alexandre Herchcovitch e alcançou a passarela ao lado de ícones da moda como Claudia Liz, protagonizando números memoráveis.
Nesse bate papo ela vai revelar detalhes de sua carreira e vida pessoal, bem como rivalidade entre artistas, vida amorosa, acidentes de trabalho, drags novatas, problemas com drogas e superação.
Dia 25/05, domingo, 16h30. Foyer.
Não recomendado para menores de 16 anos. 90 minutos. Não é necessário inscrição.

CCJ DRAG CONTEST 2014
Curadoria: Claudinei Hidalgo.
A 7ª Edição do CCJ Drag Contest, o concurso mais purpurinado da cidade, será realizado no dia 31 de maio, a partir das 19h. O objetivo é divulgar a arte drag e incentivar novos talentos que desejam seguir essa carreira. Quem apresenta o concurso este ano é Léo Aquila, maior artista performático do Brasil.
Neste ano, além do concurso haverá shows com convidadas especiais!
DJ: Sull Gomez.
SHOW: VALENTINNI
Drag Queen que atua por todo cenário nacional com o seu humor ácido e inteligente? Trabalha nas principais casas noturnas gays de todo país. Atualmente com 10 anos de carreira ela se tornou a queridinha do público jovem e se prepara para estrear no teatro com a peça “As Super Poderosas”.

MARCIA PANTERA
A pioneira no mercado das Drags Queens nacional, criadora do estilo do Bate Cabelo e musa do estilista Alexandre Herchcovitch, completa esse ano 20 anos de carreira em plena forma.



MELINA MACLEAN
Vencedora do Drag Contest 2013, se tornou um nome forte na noite de São Paulo após ganhar o concurso, se apresentando nas melhores casas noturnas e se expandindo para todo Brasil e crescendo cada dia mais no universo Drag Queen .Esse ano ela volta ao Centro Cultural da Juventude para passar a faixa e coroa e mostrar o porque foi a vencedora do Drag Contest 2013 com um grande show.

Dia 31/05, sábado, 19h. Arena.
Não recomendado para menores de 16 anos. 500 lugares. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
EDDIE
Comemorando os 25 anos de carreira, a banda Eddie traz um show especial fervendo seu caldeirão sonoro de punk rock, surf music, reggae, frevo e samba, a Eddie com seu balanço particularíssimo vem fundindo ritmos, criando novas ambiências e quebrando os paradigmas. Música orgânica, que não segue padrões de exatidão, a banda pernambucana olindense é uma legítima representante da música popular urbana que se faz hoje no Brasil.
Seguindo na estrada com Fábio Trummer (guitarra & voz), Urêa (percussão & voz), Andret (trompetes, teclados & samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo).
Dia 8/05, quinta, 20h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

MADEMOISELLE LULU MONAMOUR
Natural de Goiânia, a rapper Mademoiselle Lulu Monamour  se intitula como a primeira rapper gay brasileira. Mademoiselle compõe suas próprias rimas e diz ter facilidade e disposição melhor para compor os versos que são denominados dentro do movimento hip hop por diss tracks (faixas de confronto e ataque contra outros rappers).
Sua primeira mixtape intitulada “Madame do Povo” foi lançada em 2012, mesmo ano em que realizou a abertura do show da banda Uó em um dos eventos mais populares da música goiana, o festival "Grito Rock".
Com participações de Xerxes, Manu Vidal (Liberdade e Revolução) e Natt MC.
Dia 30/05, sexta, 20h. Área de Convivência.
Livre para todas as idades. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

ENCONTROS E REFLEXÕES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O CCJ acredita que a leitura é uma arte compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte todos os sábados haverá sessão de contação de histórias na biblioteca Jayme Cortez para todos os públicos.
Dia 10/05. A Menina Que Chovia, Grupo Camomila e Alecrim
Dia 17/05. Agbalá Conta com Giselda Perê e Solange Machado
Dia 24/05. Duplalelê com Ciça e Vinícius Nonato
Dia 31/05. Moacir Tem Barba Branca com Felipe Tognoli e Ricardo Ferri
Não precisa se inscrever, basta vir e ouvir!
Dias 10, 17, 24 e 31/05, sábados, 16h. Biblioteca.
Livre. 50 minutos. É só chegar.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR
O CCJ participa do Circuito da “Semana Mundial do Brincar”. Para agitar essa semana haverá uma programação bastante animada com brincadeiras, livros, histórias e autores:
Dias 27, 28, 29 e 30: Brincadeiras na Convivência do CCJ – das 11h às 12h e das 14h às 15h
Dia 27: Haverá um encontro poético entre livros, crianças e a escritora Anna Claudia Ramos.
Anna Claudia Ramos é carioca, escritora, formada em Letras (Português/Literatura) pela PUC/RJ e mestra em Ciência da Literatura pela UFRJ, tendo defendido a dissertação A estética do imaginário, em 2005, publicada em 2006 como Nos bastidores do imaginário: criação e Literatura Infantil e Juvenil, pela Editora DCL. Viaja mundo afora dando palestras, cursos e oficinas sobre sua experiência com leitura e como escritora e especialista em literatura infantil e juvenil.  
Dias 27, 28, 29 e 30/05, terça, quarta, quinta e sexta, das 11h às 12h e das 14h às 15h. Onde?

TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro retoma suas atividades no CCJ para promover no mês de Maio quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: Identidade negra e formas de resistência no Brasil.

Dia 06/05 | FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL
Com Marcio Farias.
Mestrando em psicologia social pela PUC, Marcio tem experiência em estudos sobre pensamento social brasileiro e relações raciais; Marxismo, negritude e lutas de classes no Brasil; Juventude Cultura e Resistência; Psicologia, Educação, Arte e Cultura formação da identidade negra no Brasil.

Dia 13/05 | DE QUE ABOLIÇÃO ESTAMOS FALANDO?
Com Billy Malachias.
Pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro - NEINB/USP e da Linha E do Núcleo de Pesquisa em Geografia e Redes de Conhecimento e Saberes Pró-Meridionais da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor da Fundação Poli Saber. Atuou na equipe de coordenação e elaboração do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Dia 20/05 | IDENTIDADE
Com Cia Os Crespos.
O que tem a ver o pós-abolição com a identidade negra? Pensando nesta questão, a Cia Os Crespos serão os convidados do Terça Afro, trazendo ao nosso espaço de vivências e diálogos, toda carga artística e poética que levam em suas apresentações teatrais, pensamentos e perspectivas sobre situação racial no Brasil. E no encontro do dia 20 vamos discutir, a partir dos personagens e peças já trabalhados pelo grupo, o reflexo do pós-abolição na identidade negra.

Dia 27/05 | REVOLTAS ESCRAVAS
Com Zakarias Zubeid.
A influência e importância do islã negro no Brasil vêm sendo cada vez mais minimizado, no entanto, basta olharmos para a história de grandes revoltas existentes no período colonial, para percebemos o quanto que o islã negro esteve sempre presente. Como chegou ao Brasil? Como se formou na África? Qual sua importância nas formas de resistência negra no Brasil? O Terça Afro convida o sociólogo e muçulmano Zakarias Zubeid para mais uma roda de diálogos, que propicia um mergulho ao universo negro.

Dias 6, 13, 20 e 27/05, terças, 19h. Biblioteca
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

SARAU AUTORAL |ANA PAULA RISOS
O Sarau Autoral de Maio recebe a escritora da zona norte Ana Paula Risos. Com experiências diversas em projetos sociais, a escritora ministra oficinas, cursos de literatura e também de teatro com ênfase em história e filosofia. É autora do livro “Quem Roubou Quem?” (2011) publicado como resultado de um projeto de valorização de autores afro-brasileiros.
Dia 28/05, quarta-feira, 20h. Biblioteca.
Livre. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

FUT-ENCONTRO “FALAR DE FUTEBOL É ARTE”
Sejam pelas reflexões sociológicas mais profundas ou naquelas simples conversas de bar, é nítida a participação do futebol como elemento cultural na vida dos homens e mulheres. É adentrando os gramados que o CCJ faz o meio de campo entre a paixão nacional, o jogo e as suas implicações, visitando a grande área e "matando no peito" as mais amplas dimensões do esporte mais praticado do mundo.
Além das conversas e encontros, haverá uma exposição com 20 camisas históricas de seleções (de 16/05 a 14/06).
O “Fut-Encontro” – projeto que debate o futebol de forma lúdica e crítica –, estará no CCJ para abordar um dos temas mais comentados do momento.
Para contribuir com as reflexões, participarão o Professor Walter Garcia (PUC/USP) e o ex-jogador Serginho Chulapa. A conversa receberá os pitacos e será harmonizada com canjas do músico e "entendedor" de futebol Felipe S (Mombojó). A atividade, no dia 09/05, abordará o tema das torcidas no futebol atual.
Na semana seguinte, dia 16/05, atletas de Free Style demonstrarão toda habilidade, numa mistura de brincadeira e arte. O futebol em sua apresentação mais plástica, arte pura. Wallace Oliveira (foto) apresenta ao público um pouco dessa modalidade.
Dia 09/05, sexta, 20h. Foyer do Anfiteatro.
Dia 16/05, sexta, 16h. Área de Convivência.
Livre. 60 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

EXPOSIÇÃO DE CAMISAS HISTÓRICAS DE SELEÇÕES
De 16/05 a 14/06, todos os dias durante o horário de funcionamento do CCJ. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos.


CURSOS E OFICINAS
OFICINA DE PRODUÇÃO LITERÁRIA
Por meio de um ambiente agradável para a produção de poesias, contos, crônicas, trabalhos com vídeo e áudio, os participantes da oficina conhecerão as obras de escritores (as) moradores (as) da região e terão acesso a literatura periférica participando de saraus e encontros literários com outros jovens escritores e poetas.
Todas as terças a partir de 6/05, das 14h às 16h. Biblioteca.
Não recomendado para menores de 14 anos. 30 vagas. Duração: 3 meses. Inscrições até dia 30/04 na recepção do CCJ.

CRIANDO MONUMENTOS SONOROS E VISUAIS EM LOCALIDADES REMOTAS
Oficina de desenvolvimento coletivo de monumentos sonoros virtuais baseados em sons performados, as pessoas podem ouvir estes sons quando se aproximam destes lugares pré-definidos, com um aplicativo instalado em seus aparelhos celulares, GPS e internet.
Tecnologias envolvidas: gravadores de áudio, câmeras compactas, aparelhos GPS, redes 3G e wi-fi, smartphones.
Projeto desenvolvido com recursos do ProAC.
Lucas Bambozzi: Coordenação Geral, Gisela Domschke: Direção Artística, Larissa Alves: Produção Executiva
Com Claudio Bueno, artista multimídia, mestrando em Artes Visuais na ECA-USP. Seus trabalhos atuam principalmente em torno da arte em mídias móveis, locativas, interfaces, net art e vídeo. Participa de grupos de estudos, exposições e se apresenta em oficinas e palestras.
Dia 17 e 18/05, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30. Entrada do CCJ.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições prévias na recepção do CCJ ou por e-mail inscricoes@ccj.art.br, a partir do dia 6/05.

OFICINAS LITERÁRIAS COM A TEMÁTICA LGBT
Em maio, teremos uma série de oficinas literárias com a temática LGBT. Nas oficinas são apresentados alguns fundamentos técnicos para o desenvolvimento de obras em estilos lírico (poesia, dia 20), narrativo (contos, dia 21 e crônicas, dia 22) e dramático (roteiro para peças de teatro, dia 23). Com Coletivo Literatura Travessa.
Dias 20, 21, 22 e 23/05, terça, quarta, quinta e sexta, das 18h às 21h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 16 anos. 20 vagas por turma. Inscrições na recepção do CCJ e online em www.inscricoes.ccj.art.br a partir do dia 6 de maio.

OFICINA DE ENQUADRAMENTO E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Com Melissa Szymanski.
A oficina tem como objetivo a introdução dos participantes às regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, terão contato com conceitos de grande importância para o desenvolvimento da linguagem audiovisual, tais como a influencia do ponto de vista para a construção de um efeito visual e o rompimento de paradigmas fotográficos. Os participantes poderão treinar durante a oficina os conceitos apresentados a partir do uso de câmeras digitais ou analógicas. Parceria com o Pontos MIS.
Dia 30/05, sexta, 13h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 16 anos. 240 minutos. 20 vagas. Inscrição na recepção e online em www.inscricoes.ccj.art.br, a partir de 6/05, por ordem de chegada.

DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados! As aulas de dança de salão embalam as noites de quinta do CCJ, desde setembro 2013, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar. A partir de abril, participe também da aula na Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Todas as quintas, 19h30 e todos os domingos, 15h30. Espaço Arena do CCJ.
Todas as quartas, 19h30. Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CAPOEIRA

Grupo Crioulos, sob supervisão do mestre Miguel, está em constante processo de aprendizado e desenvolvimento e por meio da capoeira e da musicalidade, desenvolve um projeto que percebe a capoeira como arte, educação e cultura, tendo como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar nossas raízes e nossa cultura.

Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.

Todas as quartas e sextas, 15h.

Livre para todos os públicos. 90 minutos. Inscrições na recepção do CCJ.


TEATRO
ROMEU E JULIETA
William Shakespeare nasceu no dia 23 abril de 1564. Este ano, é comemorado os 450 anos de um dos autores mais célebres do Planeta.
Romeu e Julieta, peça, montada, remontada, assistida e festejada muitas vezes nos últimos séculos, aborda a questão de gênero levantada pelo poeta na obra original.
Abordando elementos que remetem, de forma refinada e inteligente, a um polêmico debate sobre sexualidade. Menções subliminares ao homoerotismo estão no texto original e ficam claras, por exemplo, quando o grupo de amigos de Romeu faz trocadilhos sexuais a respeito do amor entre homens. Na época mulheres eram proibidas de trabalhar e homens interpretavam personagens femininos. Logo, o beijo entre Romeu e Julieta, no palco, era encenado por dois homens. Paixão e intolerância, portanto, estão no foco da nova montagem, que surpreende ao resgatar elementos cênicos típicos do teatro elisabetano.
Espetáculo financiado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) do Estado de São Paulo.
Dias 10 e 25/05, sábado, 20h, domingo, 18h. Área de Convivência.
Não é necessário retirar ingresso.



O CASTELO DO VAMPIRO
O Castelo do Vampiro apresenta a luta de uma transexual por seus direitos e sua vida. A peça apresenta o desejo de uma mulher poder viver situações como a libido, a menstruação, a gravidez e devido ao fato de não ser considerada como “fêmea” pelo próprio corpo, não pode viver essas situações. Apresenta também a trajetória desta personagem em busca da aceitação própria, da sociedade e de uma identidade civil e física que lhe seja fiel.
FICHA TÉCNICA
Atriz: Erica Rabelo
Texto e Direção: Ronaldo Ventura
Dia 24/05 sábado, 20h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

NÃO CONTE A NINGUÉM
A história gira em torno de Deco, preso na ebulição dos hormônios da adolescência e no processo de auto-aceitação. Ele relata suas dúvidas, suas descobertas, suas questões internas e sociais. A peça fala da homossexualidade de forma sensível e sem estereótipos. Como em uma página de caderno em branco a personagem escreve sua história que é a mesma de tantos jovens oprimidos pelos preconceitos de um Brasil ainda cheio de indelicadezas com o próximo.
Com Cia. Artera de Teatro.
Dia 29/05, quinta, 20h. Foyer.
12 anos. 50 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CINEMA
PONTOS MIS
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão, o programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e o CCJ - Centro Cultural da Juventude. Neste mês contaremos com os filmes: 
FILME: PERSEPOLIS
Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.
Não recomendado a menores de 12 anos. 95 minutos. Animação.
CURTA: SOMOS TODOS ILHA
A menina Paula, sua mãe e as tias ficam ilhadas na casa de veraneio da família, num lugar onde o rio encontra o mar. Nos quatro dias em que esperam a maré baixar, essas mulheres redescobrem o prazer de ser quem são.
Livre para todos os públicos. 15 minutos.

FILOSOFIA E CINEMA
A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico através do cinema como palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: Ética, Direito e Política; Liberdade e Justiça Social; Ação Humana; Valores e a Fundamentação da Moral; Religião, Razão e Fé; Psique - Análise e Psiquiatria e Indústria Farmacêutica. Exibição de filmes, seguido de debates, venha conferir.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion).
Dias 07 e 21/05, quartas, das 15h às 21h30. Foyer.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

ESPECIAL
BAZAR DE ARTESANATO
O Centro Cultural da Juventude em parceria com o Centro de Convivência Infância e Juventude – CCIJ Thomaz Gouveia promovem Bazar de Artesanato no CCJ todo o 3º fim de semana de cada mês, onde estarão reunidos 40 artesãos com trabalhos de pintura, cerâmica, enxoval de bebê, tricô, crochê, fuxico, biscuit, peças que remetem à tradição nordestina e africana.
Dias 17 e 18/5, sábado e domingo, das 10h às 18h. Hall de Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos.

AGITO CULTURAL DA ZONA NORTE
O CCJ - Centro Cultural da Juventude participa do Agito Cultural da Zona Norte, nos dias 31/05 e 1/06, com a seguinte programação:

EXPOSIÇÃO: SEDUÇÃO E CORES
A Exposição Sedução e Cores de Roberto Carlos Alves é a união de 2 exposições. A “Sedução” mostra detalhes do corpo humano e suas peças de roupas e acessórios, que fazem parte da criatividade e imaginação do tema, enquanto a Exposição “Cores” são registros de eventos de graffiti e culturais onde detalhes que normalmente passam desapercebidos, como respingos de tinta nas mãos, os dedos que tocam um instrumento entre outros detalhes do cotidiano de um evento.
O Publicitário, Cineasta e Fotógrafo Roberto Carlos Alves busca mostrar o universo e a emoção das intervenções das Cores na vida. Nascido em São Paulo e formado em Publicidade e Propaganda e graduado em Cinema, desde cedo desenvolveu o gosto pela fotografia. Estudou fotografia, estagiou e foi assistente de Roberto Cecato onde ao longo dos anos se especializou em Stil-life e Modelos, mas sempre visitando a área jornalística. Com a experiência profissional e artística, consegue passar a sensibilidade e poesia nos detalhes focados.
Em 2004 foi convidado para participar da “Mostra Fotográfica Cantos de São Paulo” – Exposição do Sesc e Prefeitura da Cidade de São Paulo em comemoração ao aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo. Em 2012 foi convidado para integrar o grupo de artistas do “ Free Art Fest” participando da Exposição na Galeria Mônica Filgueiras & Eduardo Machado, Casa das Caldeiras entre outros locais.
Dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, das 10 às 18h. CCJ.
Livre parar todos os públicos.



EXPOSIÇÃO DA PASTA DE TRAPO A ARTE VERDE DO SEC XXI
Com uma visão holística de sua Arte, a artista plástica Alessandra Ferraz convida o público a visitar sua mais nova exposição, que conta a história do papel é o fio condutor nesta exposição desvendando o caminho do papel (e seu processo produtivo, que é um dos mais poluentes sobre o globo terrestre), e nos sugere como podemos transformar a atual situação, com pequenas e sutis mudanças de comportamento, ao lidar com o papel em nosso cotidiano.
Dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, das 10 às 18h. Biblioteca de São Paulo.
Livre para todos os públicos. Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana, São Paulo (próximo ao metrô Carandiru).

OFICINA - UM PENSAR SUSTENTÁVEL MATOS DE NOSSAS RUAS DE SP
Despertar o ato criativo dos participantes através do conceito da sustentabilidade/reaproveitamento de materiais como um todo. E, com a utilização de Matos de nossas ruas de SP, sem agredir/desmatar, o ser  verde ao nosso redor.
Dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, 14h. Parque do Trote.

Livre para todos os públicos. 180 minutos. Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n - Portaria 1 – Vila Maria.

Comentários