Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

BORBO LETRAS EXPOSIÇÃO DE CARICATURAS - HOMENAGEM A GARCÍA MÁRQUEZ - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA


WEB TV
                 www.visual-artv.blogspot.com.br
                        www.visual-artv.tv.br




VÍDEO DA EXPOSIÇÃO DE CARICATURAS BORBO LETRAS -


                   HOMENAGEM A GARCÍA MÁRQUEZ






Homenagem a Gabriel García Márquez começou dia 16/05/14


  1. Gabriel García Márquez
    Escritor
  2. Gabriel José García Márquez foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Wikipédia
  3. Nascimento6 de março de 1927, Aracataca, Colômbia
  4. Falecimento17 de abril de 2014, Cidade do México, México
  5. CônjugeMercedes Barcha (de 1958 a 2014)


EXPOSIÇÃO BORBO LETRAS



Dario Castillejos, México
BORBO LETRAS é o sugestivo título da exposição com que o Memorial da América Latina e a Associação dos Cartunistas do Brasil vão homenagear o escritor Gabriel Garcia Márquez, com a participação de mais de 70 cartunistas de várias partes do mundo. A mostra, no saguão da Biblioteca Latino-Americana do Memorial, será inaugurada às 18h do dia 16 de maio, um mês depois da morte do Nobel de Literatura de 1972.
No mesmo dia, e também na biblioteca, será inaugurada a exposição Gabo, eterno em sua literatura, com os livros que ele publicou no Brasil, simultaneamente à exibição do filme Conexão Internacional Gabriel Garcia Márquez, dirigido por Walter Salles Jr, que reproduz na íntegra a entrevista que o escritor concedeu ao repórter Roberto Dávila para a extinta TV Manchete em 1987. A biblioteca fica aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 15h.

Mikio, Japão
BORBO LETRAS  - que fica em cartaz até 21 de junho – é a primeira homenagem de cunho internacional que será prestada em São Paulo  ao escritor colombiano, que por várias ocasiões colaborou com textos e artigos para a Revista Nossa América, publicação do Memorial da América Latina. A ideia do título foi inspirada em Maurício Babilônia, personagem do livro Cem Anos de Solidão, o mais conhecido de Garcia Márquez. “Ele vivia sempre envolto em uma nuvem de borboletas amarelas”, lembra JAL, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador da mostra, em parceria com o espanhol Francisco Punal.
Segundo João Batista de Andrade, “um grande escritor fecunda a língua como a chuva a terra. A morte de Gabriel García Marquez deixa

Ernesto Priego, Espanha
o chão árido, mas sua obra e seu exemplo estão  aí para nos fecundar. A ausência de Gabo é sentida especialmente no Memorial, pois o colombiano é nosso companheiro de viagem desde o início. Já em 1990 o livro intitulado “Memorial da América Latina” trazia o artigo “A solidão da América Latina”, de sua autoria. Outras colaborações viriam para a revista Nossa América. A última foi em 2007 com a matéria “O nosso Hemingway”.”
Estão confirmados cartunistas de vários países e continentes, como  Baptistão (SP), Fernandes (SP), Daniel Paz (Argentina), Boligan (Colômbia), Dario Castillejos (México), Jbosco (PA), Calarcá (Colômbia), Mikio (Japão), Raul De La Nuez (USA), Éden (Uruguai), Cau Gomes (MG), Samuca (PE), Amorim (RJ), Túrcios (Espanha). “Será uma exposição imperdível para todos que curtem a arte da literatura e a arte do desenho. Dois mundos que se fundem nos livros e invadem a vida das pessoas”, enfatiza José Alberto Lovetro, o JAL.

Dalcio Machado

  1. Memorial da América Latina
  2. Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01156-001
    Telefone:(11) 3823-4600
Serviço:
Exposição Borbo Letras
Homenagem a Gabriel García Marquez
16 de maio a 21 de junho
seg a sex, 10h às 17h, sáb 10 às 17h
Biblioteca do Memorial
GRÁTIS

Comentários