Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - ​Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia apresentam "Artaud, Le Mômo" na Funarte São Paulo







​​​
Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia apresentam "Artaud, Le Mômo" na Funarte São Paulo

Elogiada pela crítica internacional, a Taanteatro Companhia volta da Europa para apresentar "Artaud, le Mômo", em temporada de 10 de março a 2 de abril de 2017, na Funarte São Paulo, Sala Renée Gumiel


O espetáculo “Artaud, le Mômo” estreou em 2016 no Teatro da Aliança Francesa para comemorar o 120º aniversário de Antonin Artaud (1896-1948).   A seguir foi apreciado em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso.

A nova temporada do espetáculo, entre 10 de março e 2 de abril de 2017, na Funarte São Paulo, dará ao público paulista a oportunidade de vivenciar a elaboração meticulosa e abusada do universo alucinatório do poeta surrealista. Inspirado em textos artaudianos selecionados – As novas revelações do ser; Verdadeira história de Artaud, o Momo; Supostos e Supliciações; A face humana; O homem árvore, entre outros – o espetáculo demonstra a atualidade da poética artaudiana diante dos conflitos sócio políticos, econômicos e culturais em tempos globais.

“Artaud, le Mômo” confronta os “mantenedores da ordem do lucro das instituições sociais e burguesas”, os agentes das guerras e todas as formas de “escravidão contemporânea” com um combate em favor da “liberdade autêntica” do ser humano criativo.

Sinopse
“Artaud, le Mômo” é um espetáculo teatrocoreográfico de Maura Baiocchi sobre a vida e obra de Antonin Artaud. A linha mestra da dramaturgia é “o problema da liberdade autêntica”. Mostra a luta do poeta francês contra a institucionalização das formas de vida e sua tentativa de conquistar um corpo soberano. ARTAUD, LE MÔMO mistura dança, voz, música e vídeoarte. A equipe de criação consiste de artistas do Brasil, Alemanha e Argentina.

“Artaud, le Mômo” é uma síntese e um processo antropofágico da coreografia desenvolvida em cARTAUDgrafia, trilogia dirigida por Wolfgang Pannek e que traduz dimensões específicas da produção artaudiana – as crises do espírito, da cultura e da linguagem – relativas ao problema da representação no Ocidente.

Na mitologia grega, Momo é uma divindade nascida de Nix, a noite. Expulso do Olimpo por criticar os outros deuses, Momo é a personificação do sarcasmo, das burlas, da zombaria e das grandes ironias.  Comparável à função do palhaço ou do bufão.

Maura Baiocchi conta com uma equipe internacional e multidisciplinar: o alemão Wolfgang Pannek, co-diretor da Taanteatro, na dramaturgia, os argentinos Onofre Roque Fraticelli e Candelaria Silvestro na criação das vídeo-animações e os brasileiros Gustavo Lemos na trilha sonora e Eduardo Alves no desenho de luz. A encenação integra o projeto Taanteatro 25 Anos e tem o suporte do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Elogiada pela crítica internacional
Florence de Merèdieu , professora de estética da Sorbonne, biógrafa e estudiosa do poeta e criador do Teatro da Crueldade Antonin Artaud considerou “sensacional” o desempenho de Maura Baiocchi em Artaud, le Mômo apresentado no Théâtre de Nesle em Paris:

“Baiocchi ultrapassa amplamente todas as interpretações dadas até agora. Ela é Artaud e além de Artaud. Sem dúvida, é a primeira vez que le Mômo é encarnado dessa forma e por uma mulher”, registrou em seu blog Journal Ethnographique.

Em sua recente e aclamada turnê pela Europa, a “grande riqueza e maturidade impressionante” da Taanteatro Companhia foram testemunhadas não somente pela autora de Eis Antonin Artaud e o público parisiense, mas também no Espaço Antonin Artaud da Chapelle Paraire, último edifício remanescente do antigo manicômio de Rodez, onde o criador do Teatro da Crueldade esteve internado durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial.

Além de Paris, Maura Baiocchi e a Taanteatro Companhia apresentaram-se em Strasbourg, Freiburg, Schwerte e Berlin.
 





SERVIÇO:
ARTAUD, LE MÔMO
Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia
Apresentações de 10 de março a 2 de abril de 2017
Sextas e sábados, às 19h, domingos, às 18h
Na Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (próximo ao Metro Marechal Deodoro)
Ingressos:  R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
Duração: 90 minutos
Recomendação: 12 anos
Capacidade: 50 lugares
Tel.: (11) 3662-5177

FICHA TÉCNICA
Direção, teatrocoreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi
Dramaturgia e cenário: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi
Trilha sonora: Gustavo Lemos
Desenho de luz: Eduardo Alves
Videos: Onofre Roque Fraticelli, Candelaria Silvestro, Paula Alves, Bruna de Araujo
Produção: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes

Informações para a Imprensa – Taanteatro Companhia:
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários