Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - 11º ABCDança acontece de 3 a 5 de junho no Centro Cultural Diadema

Gumboot Dance Brasil - YEBO -b



Logo Registrado.jpg

11º ABCDança acontece de 3 a 5 de
junho no Centro Cultural Diadema

Associação Projeto Brasileiro de Dança realiza, entre os dias 3 e 5 de junho (de sexta a domingo), o 11º ABCDança no Centro Cultural Diadema (Teatro Clara Nunes), com entrada franca. Esta mostra de dança contemporânea é voltada para artistas, grupos e público da região do ABCD Paulista e cidade de São Paulo. Neste ano, reúne espetáculos realizados com apoio do ProAC, além da pré-estreia do novo trabalho da Companhia de Danças de Diadema.

A companhia paulistana DUAL cena contemporânea abre a décima primeira edição do ABCDança, no dia 3/6 (sexta, às 20h), com o espetáculo Profetas da Selva. No dia 4/6 (sábado), apresentam-se oProjeto CO (de Santo André), com duas coreografias do projeto Díptico das Multidões - Cosmos e Axis; e o Gumboot Dance Brasil (de São Paulo) com o espetáculo Yebo, respectivamente às 18h e às 20h. Fechando a programação, no dia 5/6 (domingo, às 19h), a Companhia de Danças de Diadema dá uma prévia de sua nova montagem, EU por detrás de MIM, com bate-papo ao final.

Programação

3 de junho. Sexta, às 20h
Grupo: DUAL cena contemporânea (São Paulo)
Espetáculo: Profetas da Selva
Local: Teatro Clara Nunes
Duração: 50 min. Classificação etária: Livre.

Sinopse - Espetáculo inspirada na busca por ‘yvy marã ey’, a ‘terra sem mal’ da qual nos fala o mito tupi-guaran. Uma longa e contínua jornada espacial conduz os espectadores para dentro de uma atmosfera ritualística, na qual guerreiros e poderosos profetas dançam em comunhão com os deuses. (Projeto aprovado no Edital ProAC nº 04/2015 - Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).

Ficha técnica - Direção geral e cênica: Ivan Bernardelli. Elenco: Junior Gonçalves, Kleber Cândido ou Ivan Bernardelli, Urubatan Miranda e Wellington Campos. Coord. de pesquisa e intercâmbio nas aldeias indígenas: Roger Muniz. Iluminação: Osvaldo Gazotti. Tatuagens: Mauro Nakata (Tattoos do Mauro). Cenografia: Mauro Martorelli. Trilha sonora: Edson Tosta Matarezio. Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos - Solange Borelli.

4 de junho. Sábado, às 18h
Grupo: Projeto CO (Santo André)
Espetáculos: Díptico das Multidões - Cosmos / Axis
Local: Praça da Moça - Rua Graciosa, s/n. Centro. Diadema.
Duração: 55 min (30 min / 25 min). Classificação etária: Livre.

Sinopse Díptico das Multidões são duas peças criadas simultaneamente pelo Projeto Co - Cia de Dança em Espaço Urbano. Cosmos – peça para praças - e Axis – peça para esquinas - são as partes desse díptico coreográfico que olha para as paisagens da cidade e para as construções diversas dos corpos urbanos presentes nos lugares de pausa e de mudança de jornada, onde somos tantos, estamos juntos, sem que isso signifique uniformidade. Cosmos é a peça dos muitos, do corpo coletivo. Axis é a peça da esquina, do solo, é o corpo do ritual. A esquina é a grande dobra, portal para outras dimensões. O nome ‘díptico’ vem da ideia de criar dois materiais coreográficos distintos e complementares. A pesquisa surgiu de mapeamentos e observações registradas em derivas pelas ruas. Díptico das Multidões é um quadro vivo dos corpos na cidade, uma imagem panorâmica para as futuras gerações, duas peças irmãs, nascidas e criadas no fervor dos centros urbanos. (Espetáculo contemplado com o Edital N° 04/2015 - ProAC - Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança, pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).

Ficha técnica - Direção artística e coreográfica: Paula Petreca. Criação corporal, performance e interpretação: Juliana Adorno, Juliana Silva Gonçalves, Harrison Rodrigues, Letícia Paschoaleti, Lucas Lopes, Paula Petreca, Rodrigo Rodrigues e Stela Ramos. Direção de arte: Bruna Petreca. Figurino: Danielle Yukari e Gabriela Cherubini. Adereços: Teresa Sbardellati. Trilha sonora: Denis Duarte. Dramaturgia: Rodrigo Monteiro. Provocação na pesquisa corporal: Alexandre Magno, Marcio Greyk e Sofia Neuparth. Assistência de produção: Dafne Nascimento e Rafaela Sousa. Direção de Produção: Kelson Barros (Cazumba Produções).

4 de junho. Sábado, às 20h
Grupo: Gumboot Dance Brasil (São Paulo)
Espetáculo: Yebo
Local: Teatro Clara Nunes
Duração: 50 min. Classificação etária: Livre

Sinopse - Gumboot dance (dança com botas de borracha) é uma forma de dança popular criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Contratados em regime praticamente de escravidão, os nativos sul-africanos trabalhavam nas minas em péssimas condições, impossibilitados sequer de falarem entre si. Yebo - segundo espetáculo do grupo Gumboot Dance Brasil - aborda a exploração (tanto das minas como dos povos sul-africanos levados para extração do minério), a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos durante a temporada de exploração das minas.

Ficha técnica - Direção Geral: Rubens Oliveira. Direção musical: Lenna Bahule. Pesquisa e argumento: Rubens Oliveira. Elenco: Danilo Nonato, Diego Henrique, Fernando Ramos, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pamela Amy, Rafael Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus e Washington Gabriel. Músicos: Pedro LoboMauricio Oliveira. Produtor: Kelson Barros.

5 de junho. Domingo, às 19h
Grupo: Companhia de Danças de Diadema
Espetáculo: EU por detrás de MIM (pré-estreia)
Local: Teatro Clara Nunes
Duração: 40 min + bate-papo. Classificação etária: Livre. Bate-papo

Sinopse - Desde o primeiro contato com as obras do dinamarquês Olafur Eliasson, em ocasião da exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. A exposição trazia espelhos em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa, levando-a iniciar algumas pesquisas sobre o tema. A ambiguidade do “dentro” e “fora”, provocada pela exposição, foi transportada para o corpo pela coreógrafa que, posteriormente, foi somada à influência de uma obra literária - o conto O Espelho, de Guimarães Rosa. EU por detrás de MIM transita pelo mundo dos reflexos e das reflexões, supondo a possibilidade de existir um universo por detrás dos espelhos, um mundo à parte deste que conhecemos.  A pesquisa cênica e o processo de criação da companhia foram norteados, entre outras, pela indagação “seria este mundo mais real ou menos real?”. A coreógrafa explica que “encontrar ou ao menos ter a ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) existir ou coexistir com o ‘eu’ comum é o desafio desta obra e também à descoberta pelo espectador”. Haverá bate-papo com a plateia após a apresentação.

Ficha técnica: Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Elenco: Carolini Piovani, Danielle Rodrigues, Daniele Santos, Dayana Brito, Elton de Souza, Fernando Gomes, Jean Valber, Rafael Abreu, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Trilha sonora: Fábio Cárdia. Concepção figurino: Ana Bottosso. Confecção de figurino: Cleide Aniwa. Professor de dança clássica: Eduardo Bonnis. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Assistente de produção e assessoria de comunicação: Renato Alves.
IMAGENS
Cia de Dançs de Diadema - ensaio EU por detrás de MIM -divulgação -2b 

Dual - Profetas da Selva - foto Silvio Barreto

Díptico das Multidões -foto de Suellen Leal -b

Gumboot Dance Brasil - YEBO -b




Cia de Dançs de Diadema - ensaio EU por detrás de MIM 
-divulgação -b 

Serviço

11º ABCDança
Local: Centro Cultural Diadema - Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300 - Centro, Diadema/SP. Tel: (11) 4056-3366
Grátis (ingressos 1h antes na bilheteria)
Informações: (11) 94024-0497 / 4024-0496 / 94024-0497 - abcdanca@apbd.org.br


Assessoria de Imprensa – VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br


5 anexos
 
 

Comentários