Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - ROMATERAPIA HOLÍSTICA por MARIO PIRONE




ROMATERAPIA HOLÍSTICA por MARIO PIRONE - 
MÓDULO I - INTRODUTÓRIO - AROMATERAPIA CLÍNICA

Introdução aos poderes e virtudes dos óleos essenciais e como vem sendo utilizado por terapeutas e o público em geral para cuidados do corpo, da mente, do espírito e do ambiente.
Aromaterapia é o termo cunhado por Gattefossé, químico francês do inicio do século, para distinguir a utilização dos óleos essências como uma ciência em si e parte integrante da fitoterapia (estudo de plantas medicinais). O uso de óleos essenciais de plantas aromáticas tem uma longa história, desde a antiguidade até os nossos dias. Atualmente óleos aromáticos naturais além de fazerem parte de diversos medicamentos, cosméticos, almentos e remédios tradicionais, são usados por terapeutas corporais, massagistas esteticistas, médicos, enfermeiros, etc, como mais um recurso aliado a outras terapêuticas. 
Já psicólogos, técnicos de Feng Shui, decoradores, perfumistas se utilizam da Aromacologia, que é como se convencionou a chamar a influência das fragrâncias no temperamento, no comportamento e nas emoções, estudos estes liberados por neurofisiologistas; e finalmente o conhecimento milenar dos odores e seus reflexos na espiritualidade. Por suas características voláteis etéreas, resinas e óleos essenciais estão diretamente ligados ao aspecto transcendental do ser, evocando, inspirando, elevandoo a níveis de consciência superior.

MODULO I – AROMATERAPIA CLÍNICA - INTRODUTÓRIO
Introdução dos óleos essenciais. Descrição das principais plantas aromáticas utilizadas em Aromaterapia Clássica; suas origens, estudos e propriedades. Utilizadas em tratamentos alternativos e complementares.
• Precauções e contra indicações;
• Como usar óleos essenciais;
• No ambiente, no lar ou trabalho;
• Massagens, banhos, compressas, inalações
• Como preparar os tratamentos, proporções, validades e cuidados.

MODULO II – AROMATERAPIA SUTIL
MODULO III – AROMATERAPIA E MASSAGEM

A Aromaterapia presentemente possui um lugar em destaque entre as várias opções de tratamentos naturais. Na Europa, Japão e América ela já vem sendo utilizada há muitos anos, especialmente na Europa.
Países como a França, grande produtora de óleos essenciais, possui trabalhos científicos e pesquisas que iniciaram por vota de 1930, lá a medicina aromática conta com grandes médicos, químicos, farmacêuticos como o Dr.. Jean Valnet, Paul Belaiche, Fabrice Bardeau e na Itália Paolo Rovesti, que vem se dedicando nos últimos cinquenta anos, a pesquisa, utilização e divulgação de seus achados.
Na Inglaterra já na década de 50, alguns SPA´s tratavam da nobreza e artistas famosos, com a ida de Madame Margaret Mauri para Londres e a publicação do primeiro livro em língua inglesa sobre o assunto, iniciou-se o estilo inglês da Aromaterapia colocando ênfase na utilização via cutânea através de banhos e massagens.
Tive a oportunidade de estudar com alunos destes pioneiros e acompanhar a evolução. Com a publicação em 1977 do “Arte da Aromaterapia” de Robert Tisserand segunda publicação em inglês sobre o assunto e a organização de uma linha de óleos específicos para aromaterapia consolidou-se esta pratica por lá.
As massagens de reflexologia nos pés, mãos e cabeça, principalmente nos pés entraram na moda. Voluntários começaram a fazer um trabalho em hospitais, principalmente o Royal Masonic Hospital, e como os resultados eram muito positivos, a enfermeira chefe do Reino Unido pediu aos práticos desta terapia que fizessem um relatório de suas experiências, depois de dois anos este material foi analisado e enviado ao Ministério da Saúde e logo se oficializou a profissão de aromaterapeutas naquele país, isto em 1992. O ministro enviou circular aos médicos recomendando que enviassem seus pacientes para tratamentos complementares com aromaterapeutas e imediatamente formou-se um primeiro grupo de enfermeiros, que era de 600 pessoas, a partir daí tornou-se uma prática normal nos hospitais. O que levou logo em seguida a utilização de Aromaterapia Ambiental nesta e outras instituições.
Por outro lado neurofisiologistas já vinham há anos estudando como os aromas agiam no cérebro e atuavam nos temperamentos e emoções através do sistema límbico ou no cérebro olfativo desencadeando um processo de alguns tipos de hormônios responsáveis por alivio de dores e produtores de sensações de paz e felicidade, estas pesquisas geralmente financiadas pelas industrias de perfumes, avidaz de fórmulas perfeitas.
Na tradição oriental e ancestral em geral a utilização de substâncias aromáticas sempre ocupou lugar de destaque, e sistemas atuais se utilizam dos aromas associados às cores, sons, centros de energias no corpo e no ambiente.
O sentido do Olfato esta ligado diretamente a nossa sobrevivência e surge no bebe antes da visão, é o cheiro da mãe que permite aos bebes mamíferos identificarem e buscar o seio da mãe, isto porque envolta dos mamilos a um lugar que secreta feromônios personalizados, quase que únicos.
O sentido do olfato por estar ligado a sexualidade e aos instintos básicos foi considerado como inferior e sem importância. Tendo sido dada mais ênfase a visão e a audição atualmente saturadas pela mídia. O resgate do sentido do olfato vem junto com preocupações ecológicas de sobrevivência do planeta. Ditados antigos como: “Tem alguma coisa que não esta cheirando bem” ou “ Tem algo podre no reino da Dinamarca” sinalizam uma grande sabedoria inata.
Neste três módulos examinaremos as aplicações práticas dos aromáticos, terei a oportunidade de compartilhar minha experiência em todas estas áreas, além da apostila, também estarei passando um receituário básico de tratamentos pessoais, para o corpo, mente e ambiente.

MÁRIO T. M. PIRONE (1947) é o introdutor da Aromaterapia no Brasil, desde 1979 vem praticando e dando cursos de Aromaterapia holística e auto realização iniciou seus estudos e pesquisas em Londres (1971)
Passando pela East-West Foundation Alimentação Natural Anatomia, Fisiologia e Massagem na The Arnould Taylor Therapy College Fisiopatia e Aromaterapia The Faculty of Phisyatrics Massagem Vortex e “Chua Ka” Arica Insttute. Vários treinamentos de auto-realzação e clarificação da consciência do Curriculo Arica. Treinamento com vários professores do Instituto Esalen com Colon Crowley de abordagem bioenergética, Gerry Sector e Ann Parks de abordagem mais fluida.
Treinamento com Robert Saint John da técnica da massagem Metamórfica para pessoas com problemas de aprendizad e também prática de iridologia. Atualmente reside em Ilha comprida próximo a reserva ecológica da Juréia. Viaja mensalmente para São Paulo, Rio e outras cidades, fazendo atendimentos individuais, dando acessórias e ministrando cursos de Aromaterapia.

Data: 05 e 06 de dezembro de 2015
5/12 das 13hs às 18hs
6/12 das 13hs às 18hs

Valores:
300,00 até 15 de novembro em 2x => 150,00 no ato e 150,00 para 30/11
350,00 após 15 de novembro/15


Banco Bradesco
agência 3554
conta poupança 112683-0
Cely Garcia F pereira

Localização: 
Rua Wanderley, 1691
Perdizes - São Paulo

inscrições e maiores informações: 
email: celygarcia@hotmail.com
11.98249.9204 Tim/ Whatsapp

Com direito à certificado

Comentários