Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Memorial homenageia Gabo no Altar dos Mortos

Memorial homenageia
Gabo no Altar dos Mortos

(Escritor também ganha livro com caricaturas de artistas do mundo inteiro)

A tradição dos mexicanos em festejar parentes e amigos no Dia de Los Muertos tem sua réplica brasileira mais conhecida no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina.  O Altar dos Mortos, com oferendas em homenagem a ilustres personalidades da cultura, da história e  das artes do México, repete-se todos os anos. Agora, é a vez do escritor Gabriel García Márquez, que, embora tenha nascido na Colômbia, ganhou notoriedade como mexicano.
Desde o Dia de Finados (e até o próximo), Gabo tem sua imagem entronizada no centro do Altar, rodeada por imagens e ícones que representam os quatro elementos da Natureza: água (para o morto limpar os pés quando sair do reino das trevas), o fogo (da vela que iluminará seu caminho até o reino dos vivos), a terra (representada pelos frutos e flores) e o ar, simbolizado por papeis de seda picados. No Altar dos Mortos do Memorial foram homenageados nomes como os de Octávio Paz, Pancho Villa, Carlos Fuentes, Frida Khalo e Dolores Del Rio.
A réplica segue ritual muito próximo ao das homenagens dos mexicanos, o que se explica porque a responsável por sua montagem é a gerente do espaço, Adriana Beretta. Substituta de Maureen Bissilliat, escolhida por Darcy Ribeiro para organizar o Pavilhão da Criatividade, Beretta é profunda conhecedora das tradições latino-americanas, em especial do povo mexicano, onde morou.
Livro – No Altar dos Mortos são expostos objetos, imagens, documentos, roupas, adereços, bebidas e comidas que compuseram o figurino de vida do homenageado. No caso de García Márquez, entre miniaturas de caveiras, de imagens como a de Santa Guadalupe, das bebidas e seus pratos preferidos, estão alguns dos livros que o fizeram um dos mais importantes escritores do século 20: Gabo – Cem Anos de Gabriel García Márquez em Charges, editado a partir da exposição internacional em homenagem ao escritor organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil e realizada em abril no Memorial da América Latina.
A obra, produzida pelo Departamento de Publicações do Memorial,  tem 96 páginas, formato 20 x 21cm, papel couché fosco 150 g/m2 e tiragem inicial de 1.000 exemplares. Na apresentação, o presidente do Memorial, João Batista de Andrade, pontua: “Nessa viagem pela obra de Gabriel García Márquez estão retratados cenários, personagens, conceitos e fragmentos de texto e estilo do escritor que encantou várias gerações e inaugurou o que na literatura passou a ser conhecido como realismo fantástico”. (Texto: Daniel Pereira * Foto/Altar: Nicole Lima)
Atenção colegas: o livro está à disposição dos interessados
Disponíveis fotos em alta

Gerência de Comunicação – Marília Balbi – mbalbi@fmal.com.br
memorialcomunica@gmail.com  | 11 3823 4605/20/44/47

Comentários