Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - "SUBLIMAÇÃO" - LIVRO DE ANA NITZAN

WEB TV VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS



“Sublimação” - livro de Ana Nitzan

Primeiro livro da artista paulistana Ana Nitzan, será lançado dia 11 de novembro, às 19h, no BESI | Banco Espírito Santo de Investimento. A obra, um objeto de arte, conta com encadernação original e foi organizada pelo curador Eder Chiodetto com projeto gráfico de Milena Galli.




“Sublimação” é o título do primeiro livro da artista Ana Nitzan, organizado pelo curador Eder Chiodetto, o livro reúne fotografias da série, além de cadernos de imagens que mostram os vários processos de trabalho da artista em seu ateliê, texto de apresentação e uma entrevista. Pensado como um livro-objeto, a obra teve projeto gráfico de Milena Galli. Folhas duplas são intercaladas com cadernos de paginação simples, criado assim o volume por meio do qual as imagens de árvores de flores ganham a mesma ilusão de tridimensionalidade que a artista obtém nas suas obras em galerias e museus.

Ao se deparar um dia com uma imensa árvore florida, Ana se deparou com um problema: como representar tal grandiosidade por meio da fotografia? Intuitivamente fotografou dois lados da árvore. Na edição, uniu as duas faces. As árvores surgiam sem tronco, sem contato com o solo. Era como se voassem. Ao fotografar os dois lados da mesma copa, na tentativa de forçar os limites da fotografia para que aludisse à tridimensionalidade do referente, a artista casualmente criou a ilusão de uma levitação.

Conta a artista “criei um universo por onde vago nas memórias da infância, sob as raízes ou sobre as copas das árvores. Lugares interiores onde me permitia sonhar com o que ainda não havia acontecido”.

A artista explica como chegou neste processo: “Depois de estudar fotografia, decidi experimentar a pintura, o desenho e, finalmente, a construção de objetos. Durante um tempo, velei fotografias com pintura. Destas experimentações surgiu a linha que eu buscava para juntar desenho e fotografia. A linha passou a ser um elemento muito presente nos meus trabalhos” diz a artista.

 
Para o curador Eder Chiodetto, “Costurando as duas faces da árvore pelo avesso do papel fotográfico e abrindo-o, como quem abre um livro – metáfora da fonte de conhecimento –, Ana Nitzan conseguiu unir as pontas, estéticas e conceituais, que entrelaçam as indagações poéticas e filosóficas que a despertaram naquele primeiro momento diante da árvore no campo. Essa imagem-sublevação sintetiza organicamente os ciclos vitais, a transcendência, a espiritualidade. Ao mesmo tempo, especula poeticamente sobre os limites da representação, da nossa percepção visual, do nosso olhar para o entorno”, diz.

Sobre a artista:

Ana Nitzan, paulistana, formada pela Escola Rudolf Steiner de São Paulo Waldorf e Desenho Industrial pela FAAP de São Paulo, em 1989. Possui produção artística desde 1990. Desenvolve pesquisa em fotografia, desenho, pintura, jóias, escultura e suportes que supram a necessidade de expressão poética da reflexão artística. As obras, na maioria dos casos, referem-se à percepção simbólica e afetiva entre ser humano e natureza. A mais recente série de Ana Nitzan, Sustentável Sublimação alude ao momento em que a árvore, sem o caule é sustentada pelo ar, transcendendo a fotografia que é literalmente costurada formando um volume real, esta segunda questão de fundo de toda essa série: o antagonismo entre os pontos da imagem em si, espiritualidade e mito. Participou de diversas exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no exterior. Possui obras em coleções públicas, Banco Espirito Santo, BES e Banco Itaú S.A.

SERVIÇO:
Lançamento do livro SUBLIMAÇÃO de Ana Nitzan
Número de páginas: 244
Preço: R$ 50,00
LOCAL: BES INVESTIMENTO DO BRASIL SA
AV BRIG. FARIA LIMA, 3729 | 9o andar | Para convidados

Data: 11 de novembro, terça-feira, às 19h

Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com


Comentários