Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

CANAL ARTE net : VÍDEO LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO ( A TÉCNICA DE CARAVAGGIO)-YOU TUBE

VALE A PENA EO PÍNCEL ASSISTIR ESSE VÍDEO  E O CANAL  LINK LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO https://www.youtube.com/watch?v=8SKcxNEaSx8&t=449s ARTE.net link:  https://www.youtube.com/@ARTEnet1 link:  https://youtube.com/@artenet1?si=rI5JJl7ftf8-Kje9

"Silêncio" exposição no Centro MariAntonia de Sonia Guggisberg

 

         Centro MariAntonia da USP apresenta:

SILÊNCIO, de Sonia Guggisberg 


DSC05136 sobrepor 3 baixa.jpg 

Menina, 2018. Fotografia digital - Metacrilato 1,00 x 0,56m

 

Abertura: 20 de outubro, quinta, das 18h/21h

Visitação: de 21 de outubro de 2022 a 29 janeiro de 2023

  

Artista visual e multimídia, Sonia Guggisberg trabalha em diversas frentes da arte contemporânea. Nesta mostra, que será inaugurada no Centro Cultural MariAntonia, a suíço-brasileira irá apresentar a pesquisa sobre refúgio e trânsitos humanos que vem realizando há mais de 6 anos. A exposição SILÊNCIO traz fotografias em diferentes suportes, vídeos e registros sonoros captados durante suas viagens; uma imersão no trabalho da artista.

 

Sua pesquisa começa em 2016, na Grécia e segue por Malta e Lampedusa, na Itália, locais onde se concentram o maior trânsito de pessoas em fuga rumo à Europa. “São pessoas sem passado e sem futuro, que vivem totalmente à margem, sem saber o que irá acontecer no próximo minuto”, conta Guggisberg, que já apresentou parte desta exposição como artista convidada, no Festival Internacional de Fotografia, Paraty em Foco e em Atenas, na Grécia.


DSC05112 sobrepor 2 baixa.jpg

Gaiola, 2018. Fotografia digital - Metacrilato 1,00 x 0,56m

É um processo de testemunhar vidas anônimas, a partir da documentação do real, iluminar questões latentes, traduzir em imagens o transbordamento da realidade que não se fez palavra. A mostra propõe uma análise sobre as identidades que são obrigadas a se redesenhar a partir da mudança forçada de seus países. 

 

O projeto busca linguagens que interroguem a presença do silêncio nesta crise humanitária que emana dos campos de refugiados: mulheres, homens, crianças, jovens e idosos sem respostas sobre um futuro incerto. Futuro que pertence a todos. 

 

“A obra de Sonia Guggisberg deriva das suas experiências em diferentes espaços geográfico-políticos. Seu trabalho, multimídia e imersivo, provoca-nos pelos sentidos, fazendo com que fiquemos atônitas diante das realidades com as quais nos envolve. Experimentar essas obras nos deixa reflexivos, porém mobilizados perante as imagens. Nesta exposição, a partir de instalações imersivas, paramos diante dos vestígios de migrações contemporâneas, estas características de um momento de insegurança e violência sociais globais”, diz Ana Avelar, curadora da exposição.

 

Essa narrativa de imagens e sons aponta para o grande desafio de construir um novo olhar, abrindo outras perspectivas para um mundo em constante transformação. Os registros audiovisuais da artista nos remetem a histórias de pessoas que desde sempre enfrentam o desconhecido, movidos pela esperança de uma vida melhor. São desdobramentos dessas reflexões que o visitante irá encontrar nas dependências do MariAntonia.

 

Quem é Sonia Guggisberg

Pós-doutora em Artes Visuais pela ECA - USP (Bolsa Capes), Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - Bolsa Fapesp) e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - Bolsa Capes). Atua como artista, videomaker e pesquisadora, participando de mostras coletivas e Individuais. Participou de mostras de cinema, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90.

 

Com o foco em questões do documentário artístico, seus trabalhos são em filmes, fotografia, site specific, instalação em vídeo e som. Já realizou 23 exposições individuais e, além do Brasil, seus trabalhos já foram exibidos em Nova York, em algumas cidades da Alemanha, México, Colômbia, Chile, Espanha, Grécia e França. 

 

Possui obras nos acervos: Museu Lasar Segall, SESC, Museu da Cidade de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo - MAC USP e Instituto Figueiredo Ferraz, entre outros. Em 2015, a artista ganhou o Prêmio Brasil de Fotografia 2014 (Prêmio Porto Seguro): Ensaios. Hoje, além das artes visuais, segue carreira no cinema independente e lança este ano seu segundo filme, um longa-metragem que já conquistou alguns prêmios internacionais. Vive e trabalha em São Paulo.

 

SERVIÇO:

SILÊNCIO, de Sonia Guggisberg

Curadoria: Ana Avelar

 

Abertura: 20 de outubro, quinta, das 18h às 21h

Visitação: 21 de outubro de 2022 a 29 janeiro de 2023

Centro MariAntonia da USP

R. Maria Antônia, 258/294 - Vila Buarque, São Paulo/SP

De terça a domingo e feriados, das 10h às 18h

 

Assessoria de Imprensa: Solange Viana

solangeviana80@gmail.com | t.11 99912.1219


 19403.jpg

Comentários