Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

CANAL ARTE net : VÍDEO LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO ( A TÉCNICA DE CARAVAGGIO)-YOU TUBE

VALE A PENA EO PÍNCEL ASSISTIR ESSE VÍDEO  E O CANAL  LINK LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO https://www.youtube.com/watch?v=8SKcxNEaSx8&t=449s ARTE.net link:  https://www.youtube.com/@ARTEnet1 link:  https://youtube.com/@artenet1?si=rI5JJl7ftf8-Kje9

Terça Aberta de junho integra projeto Kasulo em Diálogo, com trabalhos ao vivo mas ainda sem público

 





Terça Aberta de junho integra projeto Kasulo em Diálogo,

com trabalhos ao vivo mas ainda sem público

image.png

                                                                                                                                                                                                                                                               “Nomade”, de Pietro Morgado

A Terça aberta no Kasulo de junho estreia o projeto Kasulo em Diálogo, que propõe desenvolver atividades no espaço sede das companhias Fragmento de Dança e Carne Agonizante, por meio também de oficinas e cessão de espaço a artistas e grupos independentes que queiram levar temporadas de espetáculos.

Em live transmitida ao vivo pela plataforma do Youtube diretamente do espaço -   https://www.youtube.com/channel/UCWUQ-P7ewJhabLB9ryAkHuA  -, ainda sem a presença de público (no local, seguindo todos os protocolos de segurança, estarão apenas os artistas e técnicos envolvidos), no dia 29/6, às 19h, Manuela Aranguibel compartilha a abertura do processo de criação de “na nossa memória” e Pietro Morgado dança “Nômade”. Na sequência, rola uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação/provocação da atriz Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e da bailarina Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança), curadoras do projeto.

Em “na nossa memória”, Manuela Aranguibel, ao lado de Cesar Aranguibel e Jorge Hernández, que respondem também pelo arranjo musical do trabalho, constrói toda a movimentação da peça de dança baseada na memória do corpo, a um só tempo sólido e sutil que, em sua finitude, carrega toda uma eternidade. O desenho de luz está a cargo de Rossana Boccia. No Brasil desde 2015, a artista venezuelana, que estudou na École de Sables (SN) e na  P.A.R.T.S. (BE), tem trabalhado com Clarice Lima, Jorge Garcia, Ricardo Neves e Henrique Lima. Participa das atividades artísticas e educativas da cia. inclusiva alemã Szene 2wei e, antes da pandemia, integrou o intensivo de improvisação “60 Days”, com David Zambrano, em Bruxelas, e o elenco de sua obra “Age”.

Para a performance de improvisação "Nômade", Pietro Morgado utiliza os materiais criados na sua série de vídeos homônima, como disparadores para uma atualização em um novo contexto. O trabalho incorpora um tipo de pensamento nômade - sempre em transformação e deslocamento -, na lógica de composição, que revela os procedimentos elaborados e os desdobramentos performáticos da investigação inserida no espaço urbano. Felipe "Czar" Arcazas compõe a trilha sonora original. Graduado em Comunicação das Artes do Corpo, pela PUC-SP, Pietro Morgado participou de criações com o Núcleo Tentáculo e a Taanteatro Companhia. Integrou o elenco de "Konstituição – Ré em segunda instância", dirigido por Sandro Borelli. Desenvolve um trabalho pedagógico sobre improvisação em dança.

A proposta da Cia Fragmento de Dança, que já recebeu o prêmio Denilto Gomes e foi indicada ao APCA de Dança 2020acolhe desde 2016 trabalhos de dança, teatro e performance inéditos, recém estreados ou em processo.

Kasulo em Diálogo

Localizado na Barra Funda, em São Paulo, o Kasulo – Espaço de Arte, desde 2008, além de fomentar culturalmente a região do seu entorno, tem atuado na produção e expansão da arte cênica na cidade de São Paulo, acolhendo artistas de diversas estéticas para trocas e formação de um público plural.

Para além de manter as atividades ali já consolidadas, o projeto ‘Kasulo em Diálogo’ quer possibilitar que novas ações artísticas possam reverberar socialmente na região, através de oficinas, temporadas de espetáculos e ações de compartilhamento de processos artísticos.

O projeto prevê cinco oficinas, realizadas de forma continuada. Duas já estão acontecendo: “Jazz Funk”, ministrada pelo bailarino Diego Hazan, e “Corpo ‘universal’ e a dança: as dimensões do privilégio”, com orientação da pesquisadora Ana Teixeira, uma reflexão sobre o entendimento de “corpo belo” e como o paradigma do corpo que dança balé ainda está respaldado nessa lógica.

As outras três estão previstas para acontecer nos próximos meses: “Danças Urbanas”, com Márcio Greyk, em julho; “Danças Populares”, com Deca Madureira, em agosto; e em setembro, “Corpo em Diáspora”, ministrada por Luciane Ramos Silva.

Para a cessão gratuita de espaço para apresentações, no segundo semestre será lançado um chamamento para a seleção de grupos e cias que queiram cumprir temporada no Kasulo.

Com as ações, o Kasulo – Espaço de Arte dá seguimento rumo a sua consolidação como espaço de formação, criação e pesquisa na área das artes cênicas, criando pontes entre capital e interior, viabilizando a troca de experiências estéticas e expandido o seu elo cultural com a capital paulistana, em diálogo com a população do bairro e do seus arredores.

O projeto foi contemplado com o edital do Proac – Programa de Ação Cultural para manutenção e modernização de espaços culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

_____________________________________________

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

Com: Manuela Aranguibel (“na nossa memória”) e Pietro Morgado (“Nômade”)

29/6 (terça-feira), das 19h às 21h

Ao vivo com transmissão direta do Kasulo pelo Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCWUQ-P7ewJhabLB9ryAkHuA

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Gratuito

 

Ficha técnica dos trabalhos

“na nossa memória”

Concepção e direção: Manuela Aranguibel

Arranjo musical: Cesar Aranguibel e Jorge Hernández
Intérpretes-criadores: Cesar Aranguibel, Jorge Hernández e Manuela Aranguibel
Trilha sonora: "Tonada de lunallena" - Simón Diaz; "Canción de las simples cosas" - Armando Tejada Gómez y César Isella; "El frutero" - Oscar D' León
Desenho de luz: Rossana Boccia
Apoio: Olga Molano, Henrique Lima e @tremegalpao
Agradecimentos: Jorge Garcia 


“Nômade”

Concepção, performance e voz: Pietro Morgado

Trilha sonora original: Felipe "Czar" Arcazas

 

Fotografias



na nossa memória+Manuela Aranguibel+crédito Ian Maenfeld


Nômade + Pietro Morgado



Manuela Aranguibel+credito Ian Maenfeld



Pietro Morgado





 

Informações adicionais:

Elaine Calux – assessoria de imprensa

11 964655686 | 33689940

Comentários