Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

CANAL ARTE net : VÍDEO LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO ( A TÉCNICA DE CARAVAGGIO)-YOU TUBE

VALE A PENA EO PÍNCEL ASSISTIR ESSE VÍDEO  E O CANAL  LINK LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO https://www.youtube.com/watch?v=8SKcxNEaSx8&t=449s ARTE.net link:  https://www.youtube.com/@ARTEnet1 link:  https://youtube.com/@artenet1?si=rI5JJl7ftf8-Kje9

WEB TV VISUAL-ARTV - "PRELÚDIOS: RAFAEL FRANÇA" - GALERIA JAQUELINE MARTINS

“Prelúdios: Rafael França”
Curadoria de Vitor Butkus
Abertura: 11 de fevereiro de 2014, às 19h.
Galeria Jaqueline Martins
 

Rafael França em still de vídeo
Transição na produção de Rafael França é tema de exposição na Galeria Jaqueline Martins

Como parte do calendário de exposições de 2014, a Galeria Jaqueline Martins apresenta de 12 de fevereiro a 15 de março a exposição  “Prelúdios: Rafael França”, com obras do artista Rafael França (1957-1991) e curadoria de Vitor Butkus.
Na seleção de obras aparecem peças gráficas produzidas em São Paulo, entre 1978 e 1981, e vídeos realizados entre 1982 e 1991, época em que o artista viveu em Chicago (EUA). Contando também com documentos e anotações processuais de França, a seleção é um recorte que sinaliza momentos de transição na produção do artista.
Rafael França teve participação fundamental nas experiências que aproximaram arte e tecnologia nas últimas décadas do século 20, no Brasil. Inquieto, já no final dos anos 1970 fazia uso inovador de meios como o off-set e a fotocópia. Nos anos 1980, depois de passar pela videoinstalação, pela performance e pela intervenção urbana com o grupo 3NÓS3, destacou-se pelas propostas inovadoras na videoarte, com uma produção em que subverte, por exemplo, as formas regulares de ficção - seja ela cinematográfica ou televisiva. Morto precocemente em 1991, França tratou questões como a sexualidade e o corpo em obras caracterizadas, também, por uma intensa pesquisa das possibilidades da narrativa.
Nos seus trabalhos gráficos, feitos ainda em São Paulo, sobressai-se uma atenção aos processos de reprodução técnica. A videografia de França acusa, contudo, um ponto de virada, um turning point: os problemas estritos do meio cedem espaço, ali, para inquietações de ordem subjetiva, posicionamentos éticos (statements) diante de assuntos polêmicos como o suicídio, moções de desconforto em resposta à dificuldade das relações interpessoais.
A partir do seu contato com o vídeo, como estudante e, depois, professor na School of the Art Institute of Chicago, França fez acontecer uma transformação no seu leque de preocupações artísticas. Esta exposição apresenta uma leitura renovada dessa transição entre um experimentalismo formal e uma decidida implicação subjetiva. As escolhas curatoriais visam justamente o momento de transição, priorizando trabalhos que imiscuem o raciocínio técnico e o transbordamento (ainda que silencioso) das paixões. Além de vídeos, colagens, off-sets e fotocópias, serão exibidos.
_____________________________________
SERVIÇO:
"Prelúdios: Rafael França"
Curadoria de Vitor Butkus
Abertura: 11 de fevereiro de 2014, às 19h
Período expositivo: 12/02 a 15/03/14
_____________________________________

Galeria Jaqueline Martins
Pinheiros: r. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, tel. (11) 2628-1943. Seg. a sex., 12h/19h; sáb., 12h/17h.www.galeriajaquelinemartins.com
 
 
 

Comentários