Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

CANAL ARTE net : VÍDEO LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO ( A TÉCNICA DE CARAVAGGIO)-YOU TUBE

VALE A PENA EO PÍNCEL ASSISTIR ESSE VÍDEO  E O CANAL  LINK LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO https://www.youtube.com/watch?v=8SKcxNEaSx8&t=449s ARTE.net link:  https://www.youtube.com/@ARTEnet1 link:  https://youtube.com/@artenet1?si=rI5JJl7ftf8-Kje9

CCJ CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO

Centro Cultural da Juventude
Programação novembro
Horário de Atendimento:
terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br

ARTE DA CAPA
Bruno Pastore pinta, escreve e reúne pessoas em torno do que produz. As pessoas chamam de produção cultural, mas para ele, não passa de livro-encontro, graffiti-encontro: a vida é um rejunte. Bruno, junto com Lucio do Nascimento é co-criador da "Costura Urbana", iniciativa que visa juntar pessoas em prol de ações transformadoras. A arte da capa deste mês mostra parte da "Ocupação Costura Urbana Libertando Seus Sonhos para 2014", que no dia 15 de dezembro de 2013 tomou o Mirante do CCJ juntando várias intervenções artísticas como "Tipe Stove" (kinguio CasaArtStudio) e o som do Quilombrasa, convidando os participantes a repensar o espaço, sugerindo qual é o CCJ que eles sonham, junto de suas metas para 2014.
Também escreve seu blog "Documentos para um Estudo da Alma": transforma metais vis em ouro buscando um dissolvente universal para aceitar a sua vida e viver tudo o que tem que viver, sem autodestruições.
Saiba mais em literalmentepastore.blogspot.com.br | flickr.com/pastore4life | facebook.com/costuraurbana

MÚSICA
INVASÃO PARAENSE NO CCJ!
Centro Cultural da Juventude recebe, no dia 18 de janeiro de 2014, festa Brea na Garoa, que reúne o melhor da música paraense com participações especialíssimas de Dona Onete e Fafá de Belém.
A festa "Brea na Garoa" surgiu da vontade de fazer o povo paulistano ter a sensação vivencial de estar curtindo uma noite em Belém, aquecendo o corpo ao som dos maiores clássicos da música paraense e saboreando as delícias da culinária do norte, só que no frio da garoa paulistana.  Idealizada pelo produtor musical Betão Aguiar e por três dos principais artistas paraenses da nova geração: Felipe Cordeiro, Luê e Lia Sophia, o show passeia pelo repertório clássico do cancioneiro paraense em ritmos como o carimbó, o merengue, a lambada, o  zouk, a cúmbia e o brega.
O termo "brea", no Pará, é usado para definir o estado que o corpo humano fica antes de suar. É aquela fina camada de suor que traz o brilho da pele e traduz muito da sensualidade e da graça do povo de lá. O nome é uma provocação com o público não-paraense que, dificilmente resiste à animação da festa e acaba a noite "breado",  como se estivesse em Belém.
Depois de temporadas no bairro da Vila Madalena, quando surgiu a festa no Centro Cultural Rio Verde, a Brea na Garoa, mesmo com divulgação restrita apenas nas redes sociais e boca-a-boca,  foi um grande sucesso de público e crítica, sendo a novidade mais comentada do circuito noturno paulistano. Chegou a ganhar destaque na revista Billboard de outubro onde foi apontada como uma das mais interessantes festas do segundo  semestre de 2012.
A festa busca sempre promover encontros musicais inusitados e especiais em cada edição, proporcionando a troca entre artistas que dialogam de alguma maneira com a música do norte.
E agora, de volta aos palcos paulistas, Felipe Cordeiro, Luê, Lia Sophia terão a participação das duas maiores divas da música do Pará: Dona Onete e Fafá de Belém. Encontro de gerações que promete transformar o CCJ, com muita música boa, num pedaço do Pará em São Paulo.
Dia 18/01, sábado, às 18h. Anfiteatro.
Livre. 300 lugares. Os ingressos serão distribuídos a partir das 15h, 02 por pessoa, necessário apresentar RG.

II FEIRA CULTURAL DO VINIL
Apaixonados e criados pela cultura do vinil, o casal Marina Mello e Alan Fernandes lançaram a loja virtual Viva Vinil, em 2012. O projeto parte de um novo conceito, que contempla o contexto e a importância histórica destas charmosas bolachinhas, e assume como tarefa o resgate do vinil como algo significativamente representativo da diversidade musical no Brasil e no mundo. Desde a sua fundação, a loja vem realizando feiras de disco em diversos locais da capital paulistana e em outras cidades, como o Rio de Janeiro. Em 2013, a Viva Vinil organizou diversos encontros no Boteco Pratododia e vem ao CCJ pela segunda vez, com stands de vinis para venda e troca, além de DJs convidados!
Dia 18/01, sábado, das 14h às 19h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.

ORQUÍDEAS DO BRASIL CONVIDA ZÉLIA DUNCAN
Nos anos 90, Itamar Assumpção convocou jovens instrumentistas e cantoras e formou a banda "Orquideas do Brasil". Juntos, gravaram a trilogia "Bicho de 7 Cabeças", tendo como convidados Tom Zé, Rita Lee e Jards Macalé, entre outros. Itamar entendia de orquídeas e, enquanto estava vivo, cuidou muito bem do seu viveiro musical! As Orquídeas do Brasil - Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Clara Bastos, Lelena Anhaia, Simone Sou, Adriana Sanches, Miriam Maria e Georgia Branco - continuam florindo aos cuidados dos arranjos do mestre jardineiro Itamar Assumpção. Para esse show único, a cantora Zélia Duncan, também conhecida por ser fã da obra de Itamar é convidada pelas próprias Orquídeas para florear mais esse jardim. Imperdível!
Dia 26/01, domingo, 18h. Anfiteatro.
300 Lugares. Ingressos a partir das 15h, 01 por pessoa, necessário apresentar RG.

Teatro
TEATRO: “PIRATAS DE GALOCHA”
Com: Coletivo Galochas. O espetáculo se passa nos mares do Caribe, no século XVII. Liderados pelo capitão Willie William Will o´Well, a tripulação de piratas do Ku-Tel-DahDel-Duh III funda uma federação na ilha de Province, um espaço sem função social. Logo a Marinha Britânica se vê em apuros, pois precisa reintegrar a ilha a mando do Rei George, para criação de um empreendimento imobiliário. A tripulação então é capturada e convidada a participar do Programa de Reinserção de Piratas, como uma alternativa a morrerem enforcados.
Todas as apresentações serão seguidas de bate-papo com os espectadores. Também acontecerão oficinas relacionadas aos temas e técnicas utilizadas nesta montagem. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ 2013.

De 11/1 a 2/2, sábados, 19h, domingos, 17h30. Arena.
180 minutos. Livre. Não é necessário retirar ingressos.

Oficinas:
Coro
Com Paloma Franca Amorim, Raquel Morales e Júlia Moretti 
Dia 9/1, quinta, das 16h às  21h. Anfiteatro.
+ 14 anos. 30 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail incricoes@ccj.art.br.

Maquiagem
Com Mariana Guedes e Jéssica Paes
16/1. Quinta, das 16h às 21h. Anfiteatro.
+ 14 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail incricoes@ccj.art.br.

Palhaço
Com Diego Henrique e Rafael Presto
Dia 23/1, quinta, das 16h às 21h. Anfiteatro.
+ 14 anos. 30 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail incricoes@ccj.art.br.

Confecção de Máscaras
Com Mauro Cytrynowikz, Daniel Lopes e Ighor Walace
Dia 30/1, quinta, das 16h às 21h. Anfiteatro.
+ 14 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail incricoes@ccj.art.br.

ESPETÁCULO SOM DE SUCATA
O espetáculo Som de Sucata, apresentado pelo grupo Vida Seca, é uma experiência musical inusitada e questionadora. Apresentando a sonoridade de seus instrumentos feitos com materiais reutilizados do lixo e da sucata, entre outros materiais de nosso cotidiano, o espetáculo diverte e ao mesmo tempo instiga o público sobre os problemas sociais e ambientais enfrentados por nossa sociedade.
Com muita irreverência e interações com a plateia, Som de Sucata é uma experiência singular, que viaja pelos ritmos da música popular chegando aos sons da contemporaneidade, onde o som da urbanidade, dos lixões, dos ferros velhos, daquilo que descartamos e esquecemos, ganha nova vida, vida seca. Saiba mais em www.vidaseca.com.br
Concepção e criação: Vida Seca
Direção musical: Vida Seca
Direção cênica: Vida Seca e Cia Teatral Nu Escuro

Dia 22/01, quarta, 19h30. Anfiteatro.

Livre. 45 minutos. 80 lugares. Os ingressos poderão ser retirar, 1 hora antes do espetáculo, 2 por pessoa.

DANÇA

FLESHDANCE 2 COM O NÚCLEO ARTÉRIAS
“Fleshdance 2” propõe uma possibilidade de resistência à vida voltada para o consumo. O trabalho é a última parte da “Trilogia Líquida” do Núcleo Artérias, formada pelas criações “Ruído 5.1” (2007) e “Fronteiras Móveis” (2008), que têm como referência a obra do sociólogo e pensador polonês Zygmunt Bauman.
O Núcleo Artérias explora o sistema orgânico do corpo, trabalhando na invenção de uma corporeidade ativada pela intensificação dos afetos. “Fleshdance 2” propõe um corpo volumoso que permanece sempre em constante transformação, movido pelos órgãos, poroso, com possibilidade de afetar e de ser afetado pelo outro.
Dia 1/02, sábado, 20h. Anfiteatro.
40 minutos. + 12 anos. Os ingressos poderão ser retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, a partir das 19h. 


ENCONTROS E REFLEXÕES
TERÇA AFRO NAS FÉRIAS
A Terça Afro aproveitará o período de férias para propor encontros infantis, com atividades lúdicas recheadas com muitas brincadeiras e jogos, que remontam ao universo da diáspora africana e afro brasileira. Tragam suas crianças para que possamos realizar em conjunto mais este momento especial no CCJ. 
Dia 18/01 e 08/02, sábados, 11h30. Espaço Sarau.
ALAMEDA: ARTE DE RUA – “REALIDADE VIRTUAL”
A exposição dos artistas Marcelo XUê, Vitor Zanini e Ross Checo pretende, através de uma experiência visual, demonstrar a relação de realidade e ficção na vida do indivíduo.
Visitação: a partir de 7/12, terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Alameda.
Livre para todos os públicos.


CURSOS E OFICINAS
OFICINA LIVRE DE HORTICULTURA ORGÂNICA

O curso tem como objetivo incentivar e facilitar o consumo sustentável de alimentos mais nutritivos e livre de agrotóxicos como: brotos, frutos, hortaliças, ervas e plantas aromáticas e medicinais em suportes não convencionais e espaços adaptados. 
Os mediadores Rafael Bordon (ex monitor cultural do CCJ) e Isaque Gomes por meio de atividades técnicas e práticas de cultivo aplicam metodologias cooperativas, pedagógicas, sócio - educativas e ambientais a fim de estimular o planejamento e implementação de projetos coletivos ou empreendimentos individuais de plantações de hortas que têm como princípio o desenvolvimento pessoal, profissional e local.
Coordenação: Rafael Bordon (Projeto Povo Brasileiro) e Isaque Gomes (Arboreser)
Dias 6, 7, 13 e 14/2, quitas e sextas, das 14h às 16h. Horta Comunitária.
20 Vagas. Inscrições prévias em www.inscricoes.ccj.art.br, por telefone ou na recepção do CCJ.

CURSO DESENHO FANTÁSTICO
Em janeiro, teremos encontros de desenho fantástico na Biblioteca Jayme Cortez. Representação gráfica da fantasia, seus personagens, cenários e monstros! No fim do curso, os participantes produzirão um fanzine com suas criações.
Com Luiz Falcão.
Dias 16, 23 e 30/01/2014, das 17h às 20h. Área de Convivência.
+15 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção a partir do dia 07/01.

CRIAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE SINTETIZADORES
Quer aprender a criar objetos sonoros eletrônicos? Nesta oficina, o músico e educador Caleb Mascarenhas. apresentará os princípios eletrônicos para a customização de instrumentos. Ao término da oficina será realizado uma orquestra áudio hack, com performance dos participantes. Caleb é integrante do lavoura e do coletivo A Factory Tranzmidias. Esta oficina faz parte do Núcleo de Produção Áudio-visual e musical do CCJ.
Dias: de 21, 22, 23, 24 e 25 de janeiro, das 16h às 19h, Espaço Ateliê.
+ 14 anos. 8 vagas. Inscrições: 10/12 a 20/12 de 2013 e de 07/01 a 19/01 de 2014, ter a sábado, das 10h às 20h, domingo das 10h às 18h, na recepção. Será necessário preencher ficha de inscrição. Haverá seleção.

OFICINA COMUNITÁRIA DE BICICLETAS
Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, a Oficina Comunitária de Bicicletas retornará as atividades dia 18/01/2014, organizada a partir de doações e do trabalho de voluntários e apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! O projeto é uma iniciativa da Ciclocidade com o grupo CicloZN. Mais informações: bicicleta@ccj.art.br.

Retorno dia 18/01, todos os sábados, das 10h às 18h.

OFICINA LIXO RITMADO
A oficina Lixo Ritmado, possibilita aos participantes vivenciar uma experiência nova e instigante. Partindo de materiais descartados pela sociedade, como diversos tipos de lixo e sucata, propõe-se às pessoas reinventar o significado destes objetos através da música.
Em uma dinâmica que visa à interação entre os indivíduos, fortalecendo o sentimento de coletividade e cooperação, ao longo da oficina os sons vão brotando do corpo e deste são transferidos para os materiais antes inertes e sem vida.
Ao final esses indivíduos unidos serão capazes de organizar as sonoridades descobertas em forma de música e terão experimentado uma nova visão sobre tudo que produzimos, consumimos e descartados em nossa sociedade.
Lixo Ritmado, é uma experiência que estimula a criatividade, a sensibilidade, o senso crítico e o espírito de coletividade e cooperação mútua, recomendada a pessoas de todas as idades.
Dia 22/01, quarta, das 16h às 18h. Anfiteatro.
Livre. Não é necessário fazer inscrições.

FÉRIAS NO CCJ

O CCJ preparou uma serie de atividades para as férias de janeiro 2014.
Para todos as atividades do projeto Férias No CCJ não é necessário fazer inscrição prévia.
CIA LOS XEREBAS
Cia Los Xerebas
Apresentação de circo e brincadeiras – livre para todas as idades.
Dia 7/1, terça, 16h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS GUSTATIVAS
Com Andréa Amaral
Dia 8/1, quarta, 16h

CIRAMBRINCANDO
Com Verônica Pereira.
Ciranda, jogos, brincadeiras corporais e musicais onde os participantes terão contato com manifestações da cultura tradicional popular
Dia 8/1, quarta, 17h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS
Com Camila Soares
Dia 9/1, quinta, 16h

CIRAMBRINCANDO
Com Verônica Pereira.
Ciranda, jogos, brincadeiras corporais e musicais onde os participantes terão contato com manifestações da cultura tradicional popular.
Dia 9/1, quinta, 17h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS
Com Débora Kikuti
Dia 10/1, sexta, 16h

CIRAMBRINCANDO
Com Verônica Pereira.
Ciranda, jogos, brincadeiras corporais e musicais onde os participantes terão contato com manifestações da cultura tradicional popular.
Dia 10/1, sexta, 17h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Com Gisélia Lima
Dia 11/1, sábado, 16h

OFICINA DE CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS
Com Eduardo Augusto
Dia 12/1 domingo, 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS GUSTATIVAS
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS GUSTATIVAS COM ANDRÉA AMARAL
Com Andréa Amaral
Dia 14/1, terça, 16h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONFECÇÃO DE BONECAS NEGRAS
Com Camila Soares
Dia 15/1, quarta, 16h

CONTOS DO PEDRO MALASAFA
Com Gisélia Lima
Dia 16/1, quinta, 16h

CIRAMBRINCANDO
Com Verônica Pereira.
Ciranda, jogos, brincadeiras corporais e musicais onde os participantes terão contato com manifestações da cultura tradicional popular.
Dia 16/1, quinta, 17h

GINCANA “GAME SHOW”
Com Alex Barreto
Dia 17/1, quinta, 16h

HISTÓRIA DE PIRATAS E CAÇA AO TESOURO
Com Eduardo Augusto e Alex Barreto
Dia 18/1, sábado, 16h

BRINCADEIRAS DE CIRCO
Com Cia Los Xerebas
Dia 19/1, domingo, 14h

RODA DE LEITURA COLEÇÃO LITERÁRIA BESOURO

Na Roda de Leitura #VoaBesouro teremos contação de História; brincadeiras, leitura e interpretação de algumas estórias contidas nos livros junto com os participantes. A roda de leitura termina com uma produção coletiva de 2 quadros onde os participantes irão pintar algumas ilustrações dos livros.
Todos os participantes receberão um exemplar de cada fascículo da Coleção.
A Coleção Literária Besouro é uma serie de 10 Livros que tem como objetivo discutir e trazer possibilidades de diálogos para as crianças e adolescentes sobre as culturas negras e indígenas por meio da literatura infantil e infanto juvenil.
Dia 14/01, terça, 14h. Mirante.
Livre. Não é necessário fazer inscrição.

HISTÓRIAS LÚDICAS: TODO MUNDO É CAPAZ DE CRIAR

O projeto “Histórias lúdicas: todo mundo é capaz de criar” foi pensado para formar jovens multiplicadores de histórias, fomentar a leitura e forma lúdica e interativa, respeitando a diversidade entre culturas e proporcionando diversão, conhecimento, troca e magia entre os envolvidos. Ao longo de sete encontros esta oficina de contação de histórias abordará temas como a comunicação entre diferentes, a cultura surda e a exploração dos sentidos e técnicas de memorização.
De 01/02 a 22/02, sábados e domingos. Das 14h às 16h30. Arena.
14 anos. 15 vagas por turma. Inscrições de 14/01 a 30/01 na recepção do CCJ ou pelo e-mail incricoes@ccj.art.br.

CARTOGRAFIAS FAMILIARES OU DO LADO DE DENTRO DE UMA CASA

Com: A residência artística se desenvolverá através da criação de intervenções cênicas nos espaços do CCJ.
A ideia é buscar compreender questões relacionadas á juventude e às estruturas familiares e, ao mesmo tempo ressignificar o espaço de forma poético-cênica construindo um discurso cênico acerca da família contemporânea.
De 1 a 23/2, sábados e domingos, 18h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

OFICINA DE DANÇA ACROBÁTICA

Com: Nagila Pessultt. A dança acrobática contempla as modalidades de circo e dança urbana, suas práticas estão focalizadas na expressão corporal e na criação coletiva, apresentando benefícios no desenvolvimento cognitivo, físico e afetivo dos participantes. O objetivo do projeto é difundir a dança acrobática, contribuir com a formação de cidadãos críticos e reafirmar calores jovens por meio da arte. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ 2013.
De 05/02 a 27/03, Turma I – quartas, das 10h ás 12h.
Turma II – quintas. Das 10h às 12h. Arena.
14 anos. 15 vagas por turma. Inscrições de 14/01 a 02/02 na recepção do CCJ ou pelo e-mail incricoes@ccj.art.br.
DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados! Serão praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar.
A partir de 16/1. Todas as quintas, das 19h30 às 21h, ao lado do Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição.




Comentários