Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

CANAL ARTE net : VÍDEO LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO ( A TÉCNICA DE CARAVAGGIO)-YOU TUBE

VALE A PENA EO PÍNCEL ASSISTIR ESSE VÍDEO  E O CANAL  LINK LA TÉCNICA DE CARAVAGGIO https://www.youtube.com/watch?v=8SKcxNEaSx8&t=449s ARTE.net link:  https://www.youtube.com/@ARTEnet1 link:  https://youtube.com/@artenet1?si=rI5JJl7ftf8-Kje9

FÁBIO PORCHAT CURADOR
EXPOSIÇÃO DE ISABEL GALÉRY
ESPAÇO MINAS GERAIS -21/09 A 19/10/2012
RUA MINAS GERAIS 246 – HIGIENÓPOLIS-SP

Do som ao signo:
Manuscritos, signos gráficos, escrita cuneiforme, alfabetos antigos, línguas mortas…linguagens que, no nosso cotidiano, são indecifráveis e ilegíveis; que, para a artista, são um resumo de suas intenções, potencializando assim o desconhecido.
Na vida da artista, a música também está sempre presente; estuda piano desde criança, por incentivo do pai, e estuda canto lírico, cantando em diversos corais. No coral do BDMG, participou de um projeto chamado “Música na Estrada Real”, que consiste em levar às cidades históricas a música colonial mineira.
Nessas viagens conhece mais e mais as raizes do assim chamado "Barroco mineiro", sua música, arquitetura, pintura, costumes. No desejo aproximar-se cada vez mais dessas raízes, a artista, através do maestro Arnon Oliveira e do professor Domingos Sávio, ambos da escola de Música da UEMG, tem acesso a partituras originais manuscritas do séculos XVII e XVIII da música colonial, e insere essa estética, rebuscada e contraditória, em uma nova e exclusiva percepção de sua história.
Cultura e afeto se misturam, criando autênticos desenhos, que exploram composições, ritmo e tonalidades próprias; muitas vezes a obra surpreende os músicos que, incansavelmente, tentam cantarolar sua harmonia em uma tentativa, ora frustrada, ora inspiradora, de dominar a obra de arte visual.
Em seus trabalhos mais recentes, descobriu uma nova paixão ligada a mesmo tema: os chafarizes. Típicos de toda cidadezinha mineira da época, com suas bocas abertas, como um coro cantando eternamente. Água e som. Matéria da vida. Sob a luz do sol, a água na pedra reflete um arco-íris musical.
Nesta exposição apresentam-se obras realizadas pela artista nos quatro últimos anos. Enfatiza a memória e a identidade de uma região brasileira: Minas Gerais, onde busca referências na história e as contextualiza em um presente carregado de tradições e especificidades.

Comentários