Pular para o conteúdo principal

Destaques: Drones, Geotecnologias, Espaço, eVTOLs

 





Oi.

Hoje é Dia de São João!

Bora pros destaques da semana?

• A Agrotools e a bolsa de valores brasileira anunciaram uma parceria que visa facilitar, com tecnologia em larga escala para o uso de empresas de qualquer tamanho, o financiamento inteligente de operações no agronegócio.

• Se você já tem curso superior completo e sabe da necessidade de atualização constante, precisa conhecer a Pós-graduação em Ciência de Dados Geográficos, lançada pela ClickGeo em parceria com a Universidade Anhanguera.

• A Trimble lançou o sistema R980, a mais nova adição ao seu portfólio de receptores GNSS, com o mecanismo de posicionamento Trimble ProPoint, adicionando novas capacidades de comunicação para suportar operações de campo ininterruptas.

• A NASA selecionou a Raytheon para fornecer instrumentos e serviços relacionados em apoio à missão Landsat Next, baseada no Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland.

• A Embrapa Solos está desenvolvendo o GuardeÁgua, um aplicativo e um site que têm como objetivo apoiar a tomada de decisão para seleção de locais adequados à construção de barragens subterrâneas.

• A Amazon anunciou uma parceria com a Vrio para disponibilizar internet de banda larga em 7 países da América do Sul utilizando satélites de baixa órbita, mesma tecnologia usada pela Starlink.

• O desenvolvimento do SatVHR "pode tornar-se um marco para a indústria espacial brasileira", afirmou o presidente da AIAB. O projeto contempla o desenvolvimento de um satélite de pequeno porte de alta resolução para observação da Terra.

• A Crisalion Mobility, empresa espanhola de projeto e desenvolvimento de soluções avançadas de mobilidade elétrica, e a iJet Aviation, especializada em gerenciamento integrado de aeronaves, assinaram um acordo de cooperação para desenvolver o setor de eVTOLs.

• Uma nova estimativa do IBGE apontou safra 5,9% menor em 2024, refletindo problemas climáticos. O algodão foi o único produto a apresentar recorde de produção, com alta de 9,9% no volume e de 12,5% na área a ser colhida.

• A fabricante de drones Event 38 e a AviSight, fornecedora de inspeções de infraestrutura, anunciaram o uso do Halo da Elsight, uma solução de conectividade baseada em IA, para permitir inspeções BVLOS com precisão para coleta de dados em áreas de óleo & gás e gasodutos.

• A NASA deu as boas-vindas à Armênia como 43ª signatária dos Acordos Artemis. O país junta-se a outras 42 nações no compromisso de promover princípios para a exploração segura, transparente e responsável da Lua, de Marte e além.

• Para facilitar a busca de um lugar dentro da capital paulista que não apresente nome de rua ou número, permitir o compartilhamento ou fornecer a direção de uma localidade, o GeoSampa desenvolveu uma nova funcionalidade capaz de capturar a latitude e longitude de qualquer local e fornecer o endereço.

• Foi inaugurado o novo Centro de Inovação em Tecnologia Offshore da USP. Com investimento de R$ 163 milhões, o centro tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis para a exploração de petróleo e gás.

• A Agrocare, entidade formada por alunos do campus de Ribeirão Preto da USP, firmou parceria com a consultoria de transformação digital Treesales para a criação de um grupo de estudos para analisar a inovação aberta no agronegócio brasileiro.

• O WFI (Wide Field Instrument) do Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, o principal instrumento científico do observatório de próxima geração da NASA, entrou nos estágios finais de testes ambientais na BAE Systems em Boulder, Colorado.

• O Bureau Internacional de Pesos e Medidas anunciou recentemente que o Galileo será incluído na sua circular de junho. Fazer parte desta publicação é um reconhecimento internacional para o sistema europeu de navegação e posicionamento por satélites.

• A Archer, fabricante de eVTOLs, e a Signature, rede de terminais de aviação privada, assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de eletrificar mais de 200 terminais aeroportuários.

• 
Educadronez apresentou seu projeto de inovação educacional no MundoGEO Pitch 2024. Primeira colocada no concurso, a startup utiliza drones programáveis em Blockly, Scratch e Python como facilitadores no aprendizado.

• Análise da empresa Mercado Topográfico: como a presença de mais topógrafos pode impactar positivamente na segurança de grandes obras?

• A Autoridade da Aviação Civil da Itália publicou as regulamentações relacionadas aos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), tanto para a operação das aeronaves, como para os requisitos para construção e operação de vertiportos.

• Confira o balanço final do MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024 e acompanhe em nossas redes sociais a cobertura completa do evento.

O desafio Hub CNA Digital vai investir R$ 150 mil por soluções inovadoras no agro. A competição é voltada para as AgriTech, nome dado à nova geração de empresas que buscam inovação para o campo.

Um abraço e boa semana,

Eduardo Freitas


PS: Receba nossas novidades direto no seu WhatsApp! Cadastre-se aqui e receba notícias, lançamentos e artigos selecionados e comentados.

PPS: Estão disponíveis no site do evento, na área do cliente, os certificados de participação no MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024. E a próxima edição será de 3 a 5 de junho de 2025 no Expo Center Norte - Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).

O MundoGEO respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, por favor cancele sua inscrição aqui.

Comentários